Expresso Messenger - Como Utilizar

  1. Introdução
  2. Browsers Suportados
  3. Opções - Troca de Status
  4. Mensagens de Status
  5. Lista de Contatos
  6. Indicador de Status
  7. Adicionando um novo contato
  8. Preferências Avançadas
  9. Troca de Mensagens
  10. Assinatura de Applet - Java

1. Introdução

O JabberIT Messenger é uma aplicação que permite o envio e recebimento de mensagens instantaneamente. Através da sua lista de contatos, você pode trocar mensagens e arquivos com seus contatos. Através da lista também é possível saber se seus contatos estão Online ou Offline. Para a troca de mensagens basta clicar em cima do nome do seu contato, se o mesmo estiver online ( verifique a sessão Indicador de Status ) abrirá uma janela onde você poderá enviar/receber as mensagens. O JabberIT Messenger está associado a um serviço de mensagens instantâneas Jabber e este serviço é responsável pelo armazenamento dos seus contatos, preferências e mensagens.

Im Screenshot
( figura 1 )

2. Browsers Suportados

Windows XP/2000/ME/98/95:

Linux:

3. Opções - Troca de Status


Para a troca de status ( conforme figura 2 ), basta dar um clique com o mouse e em cima do botão .

Menu Opções
( figura 2 )

4. Mensagens de Status


É possível configurar as mensagens para cada status escolhido (figura 3) clicando no item Personalizar.

Mensagens de Status
( Figura 3 )

5. Lista de Contatos


Na lista de contato ( conforme figura 4 ), você visualizará seus contatos.

Lista de Contatos
( figura 4 )

6. Status dos Usuários

- Disponível
- Ausente
- Bate-papo
- Não Perturbe
- Invisível
- Offline / Desconectado
- Ausência Prolongada

7. Adicionando um novo contato


Para adicionar um novo contato, clique na imagem , no canto superior esquerdo (figura 5) e abrirá uma janela para adição dos contatos (figura 6) e faça uma pesquisa pelo nome. O resultado retornará somente os usuários que tem permissão para usar o Mensageiro Instantâneo do Expresso. Clique sobre o link "Adicionar Contato" e aparecerá dois campos, sendo que o campo "Apelido" é preenchido no momento da escolha do novo contato e o campo grupo terá que ser definido. Preenchendo estes dois campos basta clicar no "Botão Adicionar", e o contato será adicionado em sua Lista de Contatos.

Adicionar Contato
( figura 5 )

Adicionar Contato
( figura 6 )

8. Preferências Avançadas



Clicando com o botão direito do mouse, você tera acesso a um menu ( conforme figura 7 ), com as seguintes funcionalidades :

Preferências Avançadas
( figura 7 )

9. Troca de Mensagens



Clicando com o mouse em cima do nome do contato escolhido, abrirá uma janela ( conforme figura 8 ), para a troca de mensagens. Nessa mesma janela existe um menu, o qual é possível configurar o formato da fonte e enviar smiles.

Troca de Mensagens
( figura 8 )

10. Assinatura de Applet - Java



O modelo de segurança implementado pela plataforma Java, está sobre o conceito que um código remoto (applet) não é confiável, garantindo assim que um applet malicioso não danifique o computador. Porém existem applets que são de confiança e necessitam de permissões para fornecer determinado tipo de serviço. O Expresso Messenger é desenvolvido em Java e precisa dessas permissões para fornecer o serviço de mensagens instantâneas. Quando carregado pela primeira vez, o Java que está instalado no computador, mostrará uma janela ( figura 9), perguntando se deseja realmente rodar este código remoto e mostra dois botões, "Run" e o "Cancel". É necessário que seja marcada a opção "Run", e caso não queira que esta janela abra, marque a opção "Always trust content from this publisher".

Troca de Mensagens
( figura 9 )