Changes between Initial Version and Version 1 of Documentacao/Componentes


Ignore:
Timestamp:
10/10/14 17:27:33 (9 years ago)
Author:
viani
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • Documentacao/Componentes

    v1 v1  
     1= Componentes = 
     2 
     3O Expresso Livre é um sistema aplicativo desenvolvido em liguagem de programação PHP e que reúne vários componentes, integrados entre si. Abaixo tem-se um resumo de cada um deles: 
     4 
     5* [#apache Apache] 
     6* [#php PHP] 
     7* [#postgresql PostgreSQL] 
     8* [#openldap OpenLDAP] 
     9* [#cyrus Cyrus IMAP] 
     10* [#postfix Postfix] 
     11* [#sasl SASL] 
     12* [#jabber Jabber] 
     13 
     14[=#apache '''Apache'''] 
     15 
     16O Apache é o servidor web adotado como padrão pela equipe Expresso. Permite que toda a aplicação Expresso Livre seja acessada via navegadores de internet, como Mozilla Firefox ou Microsoft Internet Explorer. Além de ser software livre, é reconhecido internacionalmente como a ferramenta mais confiável deste tipo. Todos os servidores da aplicação Expresso rodam Apache e todos os serviços do Expresso Livre são disponibilizados com o servidor web Apache. 
     17 
     18[=#php '''PHP'''] 
     19 
     20Como a maior parte do Expresso Livre está codificada em PHP, é utilizado o serviço PHP para permitir que o Apache interprete os arquivos .php corretamente. É um serviço simples e fácil de configurar, além de ser multi-plataforma, tanto no cliente quanto no servidor. 
     21 
     22[=#postgresql '''PostgreSQL'''] 
     23 
     24O PostgreSQL é hoje a melhor alternativa de bancos de dados em software livre e um dos bancos mais confiáveis da atualidade. Aguenta uma carga superior a muitos outros bancos e por ter custo zero, foi escolhido como o padrão para o Expresso. São guardados no banco dados necessários à execução da aplicação, flags, variáveis dos serviços de correio, entre outros. 
     25 
     26[=#openldap '''Open LDAP'''] 
     27 
     28LDAP significa Lightweight Directory Access Protocol, ou seja, Protocolo de Leve Acesso a Diretórios. Como o nome sugere, é um protocolo leve para acessar serviços de diretório. O LDAP roda em cima do protocolo TCP/IP ou outras conexões de transferência de serviços. No Expresso, monta a árvore de organizações e usuários e cadastra dados básicos como nome, sobrenome e senha destes. Todos os usuários do Expresso estão cadastrados dentro de alguma organização do LDAP. 
     29 
     30[=#cyrus '''Cyrus IMAP'''] 
     31 
     32O servidor Cyrus mapeia as caixas dos usuários e aceita conexões IMAP dos seus usuários, ou seja, permite alteração simultânea de dois ou mais clientes na mesma caixa e mensagens apenas ficam no servidor para consulta/alteração dos clientes, mas não é movida para os softwares clientes. Isto permite melhor visualização via web e caixas sincronizadas em softwares clientes de correio eletrônico, como Outlook ou Thunderbird. Ainda é neste serviço que são implementadas listas de usuários, definidas as quotas de cada usuário e criada a hierarquia de pastas e subpastas das caixas dos usuários. 
     33 
     34[=#postfix '''Postfix'''] 
     35 
     36O Postfix é o serviço de correio onde roda o protocolo SMTP, responsável pelo envio de mensagens. Implementa ainda as filas de mensagens e deixa ainda registrados em suas logs os envios de mensagens, para consulta do administrador. Seus pacotes já possuem integração com os outros componentes do Expresso, como LDAP e Cyrus, e pode ser usado com qualquer protocolo de recebimento de mensagens. 
     37 
     38[=#sasl '''SASL'''] 
     39 
     40O serviço SASL, sigla que vem de "Simple Authentication and Security Layer" ou "Camada de Simples Autenticação e Segurança", define o método de autenticação das contas dos usuários e o protocolo de segurança de acesso às caixas. O SASL já está integrado ao servidor Cyrus IMAP e ao OpenLDAP. 
     41 
     42[=#jabber '''Jabber'''] 
     43 
     44O serviço XMPP, conhecido anteriormente como Jabber, é um protocolo aberto, extensível, baseado em XML, para sistemas de mensagens instantâneas, desenvolvido originalmente para mensagens instantâneas e informação de presença formalizado pelo IETF. Softwares com base XMPP são distribuídos em milhares de servidores através da internet, e usados por cerca de dez milhões de pessoas em todo mundo, de acordo com a XMPP Standards Foundation.