Changes between Version 16 and Version 17 of Documentacao/Faq


Ignore:
Timestamp:
10/03/14 17:27:16 (10 years ago)
Author:
viani
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • Documentacao/Faq

    v16 v17  
    1 = FAQ, Perguntas freqüentemente perguntadas =  
    2   
    3  [wiki:FAQ#p1 1- Quando faço login não aparece nenhum módulo além do "home" e "sair".][[BR]][[BR]] 
    4  [wiki:FAQ#p2 2 - Ao criar um evento no calendário, aparece somente 1 grupo/usuário disponível para convidar.][[BR]][[BR]] 
    5  [wiki:FAQ#p3 3 - Minha sessão expira sem motivo.][[BR]][[BR]] 
    6  [wiki:FAQ#p4 4 - Minha sessão expira com anexos grandes.][[BR]][[BR]] 
    7  [wiki:FAQ#p5 5 - Filtros com acentos não funcionam.][[BR]][[BR]] 
    8  [wiki:FAQ#p6 6 - Quando logo no expresso e em seguida eu fecho o navegador sem fazer logoff, na próxima vez que eu abro ele simplesmente não pede senha.][[BR]][[BR]] 
    9  [wiki:FAQ#p7 7 - Aparece "Database error: Invalid SQL: SELECT" após instalar/atualizar o Expresso.][[BR]][[BR]] 
    10  [wiki:FAQ#p8 8 - Como faço para instalar o expresso na minha distribuição? O expresso funciona na minha distribuição favorita?][[BR]][[BR]] 
    11  [wiki:FAQ#p9 9 - Quando faço login, minha sessão expira logo em seguida ][[BR]][[BR]] 
    12  [wiki:FAQ#p10 10 - Quando tento criar um usuário pelo ExpressoAdmin, dá um erro "create(INBOX): Login failed". ][[BR]][[BR]] 
    13  [wiki:FAQ#p11 11 - Como faço para utilizar múltiplos domínios (ou domínios virtuais) no Expresso?][[BR]][[BR]] 
    14  [wiki:FAQ#p12 12 - Como faço para reenviar uma mensagem que ficou em quarentena por causa do MailScanner?][[BR]][[BR]] 
    15  [wiki:FAQ#p13 13 - Error renaming user mailboxes*.][[BR]][[BR]] 
    16  [wiki:FAQ#p14 14 - Como configurar autenticação no postfix (smtp)][[BR]][[BR]] 
    17  [wiki:FAQ#p15 15 - De que maneira devo proceder com a reportação de um problema?][[BR]][[BR]] 
     1= Perguntas frequentes =  
     2[[PageOutline(1-3, Conteúdo)]] 
    183 
    194=== 1 - Quando faço login não aparece nenhum módulo além do "home" e "sair". === #p1 
    20     Você deve estar sem permissão para acessar os módulos, provavelmente seu banco de dados está incompleto. Tente recriar o banco de dados      
     5 
     6Você deve estar sem permissão para acessar os módulos, provavelmente seu banco de dados está incompleto. Tente recriar o banco de dados 
     7 
    218=== 2 - Ao criar um evento no calendário, aparece somente 1 grupo/usuário disponível para convidar. === #p2 
    22     Existe um problema conhecido no Firefox versão 1.0 Preview Release. Se o cliente usar esta versão haverá problemas na criação do evento. 
     9 
     10Existe um problema conhecido no Firefox versão 1.0 Preview Release. Se o cliente usar esta versão haverá problemas na criação do evento. 
     11 
    2312=== 3 - Minha seção expira sem motivo. === #p3 
    24     Verifique se sua conexão não está fazendo alguma espécie de cache, principalmente passando por algum proxy.           
     13 
     14Verifique se sua conexão não está fazendo alguma espécie de cache, principalmente passando por algum proxy. 
     15 
    2516=== 4 - Minha seção expira com anexos grandes. === #p4 
    26     Para arquivos maiores de 8 mb, e usando Internet Explorer esta é um problema conhecido.  
     17 
     18Para arquivos maiores de 8 mb, e usando Internet Explorer esta é um problema conhecido.  
     19 
    2720=== 5 - Filtros com acentos não funcionam. === #p5 
    28     Existe um problema conhecido de codificação de assuntos de emails advindos de clientes Outlook. Este problema não possui solução, mais informações em #8 
     21 
     22Existe um problema conhecido de codificação de assuntos de emails advindos de clientes Outlook. Este problema não possui solução, mais informações em #8 
     23 
    2924=== 6 - Quando logo no expresso e em seguida eu fecho o navegador sem fazer logoff, na próxima vez que eu abro ele simplesmente não pede senha. === #p6 
    30     É normal, o mesmo ocorre com o Gmail e outras aplicações Web que usam sessão como forma de verificar se um usuário este ativo. Por padrão as sessões são expiradas em 60 min. de inatividade. 
     25 
     26É normal, o mesmo ocorre com o Gmail e outras aplicações Web que usam sessão como forma de verificar se um usuário este ativo. Por padrão as sessões são expiradas em 60 min. de inatividade. 
     27 
    3128=== 7 -  Aparece "Database error: Invalid SQL: SELECT" após instalar/atualizar o Expresso. === #p7 
    32     Para quem for atualizar ou instalar o Expresso pelo pacote expresso.tar.gz ou qualquer modulo separadamente, é imprescindível que se siga o roteiro especificado no item "Como atualizar os módulos do Expresso" neste wiki. 
     29 
     30Para quem for atualizar ou instalar o Expresso pelo pacote expresso.tar.gz ou qualquer modulo separadamente, é imprescindível que se siga o roteiro especificado no item "Como atualizar os módulos do Expresso" neste wiki. 
     31 
    3332=== 8 -  Como faço para instalar o expresso na minha distribuição? O expresso funciona na minha distribuição favorita? === #p8 
    34     O Expresso é uma aplicação que roda no interpretador PHP, Java Script e navegador. Ele independe de plataforma, todo caso isso não é exaustivamente testado todo tempo. Cada distribuição tem suas particularidades de instalação e essa não é uma tarefa para iniciantes no Linux. 
     33 
     34O Expresso é uma aplicação que roda no interpretador PHP, Java Script e navegador. Ele independe de plataforma, todo caso isso não é exaustivamente testado todo tempo. Cada distribuição tem suas particularidades de instalação e essa não é uma tarefa para iniciantes no Linux. 
     35 
    3536=== 9 - Quando faço login minha sessão expira logo em seguida === #p9 
    36     Você deve estar sem permissão para acessar a pasta /php_sessions no servidor ou com pouco espaço em disco nessa pasta, para gerenciar as sessões PHP. 
    37     A causa pode ser também configurações do php alheias as recomendadas para o Expresso. 
    38     Por último se você certificou-se que nenhuma das duas soluções resolvem o problema, reveja todas as configurações do Expresso no header.inc.php e no módulo admin. 
     37 
     38Você deve estar sem permissão para acessar a pasta /php_sessions no servidor ou com pouco espaço em disco nessa pasta, para gerenciar as sessões PHP. 
     39A causa pode ser também configurações do php alheias as recomendadas para o Expresso. 
     40Por último se você certificou-se que nenhuma das duas soluções resolvem o problema, reveja todas as configurações do Expresso no header.inc.php e no módulo admin. 
    3941 
    4042Para mais dúvidas veja o manual de instalação do Expresso.       
     43 
    4144=== 10 - Quando tento criar um usuário pelo ExpressoAdmin, dá um erro "create(INBOX): Login failed" === #p10 
    42     Se aparecer um alerta do tipo "Erro na funcao imap_function->create(INBOX): Login failed:", com certeza isso tem a ver com problema na autenticação do admin do Cyrus IMAP. Na configuração padrão do Expresso, o admin do cyrus IMAP é o usuário expresso-admin. A configuração dessa autenticação, utilizada para criar, editar e excluir caixas postais no módulo ExpressoAdmin, pode ser editada no módulo Administrador => item Email Admin => Configurações do Servidor. Logo, se vc utiliza o usuário expresso-admin e alterou sua senha após a instalação do Expresso, vc DEVE alterar a senha nessa configuração também. Caso contrário, terá esse tipo de problema. 
    43  
     45  
     46Se aparecer um alerta do tipo "Erro na funcao imap_function->create(INBOX): Login failed:", com certeza isso tem a ver com problema na autenticação do admin do Cyrus IMAP. Na configuração padrão do Expresso, o admin do cyrus IMAP é o usuário expresso-admin. A configuração dessa autenticação, utilizada para criar, editar e excluir caixas postais no módulo ExpressoAdmin, pode ser editada no módulo Administrador => item Email Admin => Configurações do Servidor. Logo, se vc utiliza o usuário expresso-admin e alterou sua senha após a instalação do Expresso, vc DEVE alterar a senha nessa configuração também. Caso contrário, terá esse tipo de problema. 
    4447 
    4548=== 11 - Como faço para utilizar múltiplos domínios (ou domínios virtuais) no Expresso? === #p11 
    46     A atual arquitetura do Expresso impede o uso de domínios virtuais. Porém é possível utilizar vários domínios, mas cada conta deve possuir um único UID, ou seja, uma única caixa de e-mail. Por exemplo, você tem o dominio expresso.org e prognus.org. Eu posso configurá-los no Expresso e fazer o seguinte mapeamento: 
     49 
     50A atual arquitetura do Expresso impede o uso de domínios virtuais. Porém é possível utilizar vários domínios, mas cada conta deve possuir um único UID, ou seja, uma única caixa de e-mail. Por exemplo, você tem o dominio expresso.org e prognus.org. Eu posso configurá-los no Expresso e fazer o seguinte mapeamento: 
     51 
    4752 * e-mail -> UID/caixa de e-mail 
    4853 * william@expresso.org -> william 
    4954 * william@prognus.org -> william2 
    5055 
    51  Ainda é possível fazer os dois e-mails apontando para um único UID, um único usuário, como um alias de e-mail. O que não é possível fazer é apontar cada e-mail para duas contas diferentes, mas com o mesmo nome, por exemplo: 
     56Ainda é possível fazer os dois e-mails apontando para um único UID, um único usuário, como um alias de e-mail. O que não é possível fazer é apontar cada e-mail para duas contas diferentes, mas com o mesmo nome, por exemplo: 
     57 
    5258 * ~~william@expresso.org -> william~~ 
    5359 * ~~william@prognus.org -> william~~ 
    5460 
    55  Para configurar múltiplos domínios no Expresso, adicionar o novo domínio no /etc/postfix/expresso-dominios, como este exemplo: 
     61Para configurar múltiplos domínios no Expresso, adicionar o novo domínio no /etc/postfix/expresso-dominios, como este exemplo: 
     62 
    5663{{{ 
    5764expresso.org    OK 
    5865prognus.org     OK 
    5966}}} 
    60  Em seguida execute o "postmap" neste aquivo e recarregue o postfix (/etc/init.d/postfix reload). Agora é só criar as contas dos usuários e colocar o endereço de e-mail. 
     67 
     68Em seguida execute o "postmap" neste aquivo e recarregue o postfix (/etc/init.d/postfix reload). Agora é só criar as contas dos usuários e colocar o endereço de e-mail. 
    6169 
    6270=== 12 - Como faço para reenviar uma mensagem que ficou em quarentena por causa do Mailscanner ? === #p12 
     71 
    6372Simples. No console do servidor Cyrus, executar o comando: cat /mailscanner/quarantine/1010. | cyrdeliver <loginusuarioexpresso> 
    6473 
     
    7685 
    7786=== 14 - Como configurar autenticação no postfix (SMTP) === #p14 
    78 Para permitir que o postfix possa autenticar usuários, primeiramente é importante ter o próprio [wiki:postfix postfix] e o [wiki:SASL saslauthd] funcionando corretamente. Em seguida realize as seguintes alterações: 
     87 
     88Para permitir que o postfix possa autenticar usuários, primeiramente é importante ter o próprio [wiki:Servicos/Postfix postfix] e o [wiki:Servicos/Sasl saslauthd] funcionando corretamente. Em seguida realize as seguintes alterações: 
     89 
    7990 1. No principal arquivo de configuração do postfix (/etc/postfix/main.cf): 
    8091 {{{ 
     
    140151 
    141152=== 15 - De que maneira devo proceder com a reportação de um problema? === #p15 
     153 
    142154Primeiramente deve-se ter o cache e cookies limpos (CTRL + SHIFT + DEL). Ver [IMG-1].[[BR]][[BR]] 
    143 === Limpando o cache e cookies [[BR]] 
     155 
     156'''Limpando o cache e cookies''' [[BR]] 
     157 
    144158[[Image(wiki:FAQ:limpar_cache_e_cookies.jpg, 20%)]][[BR]] 
    145159^IMG-1: Limpando o cache e cookies^ [[BR]][[BR]] 
    146160 
    147161Se após ter limpado o cache e cookies, ter testado e o problema novamente ocorrer:[[BR]] 
     162 
    148163De um Print Screen ('!PrtSc', '!PrtScn') na tela com o problema juntamente com o debug aberto (Tecla F12), de preferência a aba Console e a opção 'tudo'('All') selecionada como na [IMG-2].[[BR]] 
    149 === Print Screen do console [[BR]] 
     164 
     165'''Print Screen do console''' [[BR]] 
     166 
    150167[[Image(wiki:FAQ:print_screen_do_console.jpg, 80%)]][[BR]] 
    151168^IMG-2: Print Screen do console^ [[BR]][[BR]]