wiki:ExpressoTestCenter/piloto

Version 10 (modified by luiz-fernando, 14 years ago) (diff)

--

Criar projeto

Criando novo projeto no Test Link. Basta preencher um nome e uma descrição para o projeto. Existe ainda a possibilidade de habilitar algumas funcionalidades extras como a de descrever requisitos dentro do próprio Test Link e derivar casos de teste a partir dele. Assim, a rastreabilidade é automática.

Listar projetos

Listagem de projetos disponíveis no Test Link. Na tela abaixo vemos o resultado da criação do projeto de teste para o Expresso.

Criar caso de teste

Especificação dos casos de teste. Os casos de teste são organizados de forma hierárquica em forma de árvore do lado esquerdo da tela. Ao clicar na pasta principal ou sub-pastas abre opção para criação de uma "Test Suite"

Clicar no botão "New child Test Suite"

Tela para criação da "Test Suite". Uma "Test Suite" é bastante útil para a organização dos casos de teste. No caso do Expresso, podemos criar uma "Test Suite" para módulo por exemplo. E dentro dessas "Test Suite" podemos criar subsuites para casos de testes mais específicos. Aqui nesse exemplo estamos criando uma "Test Suite" para o módulo de E-Mail. Deve-se sempre colocar uma boa descrição para explicar o que a "Test Suite" pretende testar. Também é possível associar palavras-chave nesse momento.

Observe que logo após a criação da "Test Suite" ela foi automaticamente colocada na árvore (à esquerda), logo abaixo a pasta principal.

Ao selecionar a "Test Suite" criada, temos a possibilidade de criar subsuites (1) ou casos de teste (2).

No exemplo optamos por criar um caso de teste. Nessa tela é preciso informar o nome do caso de teste, bem como uma breve descrição do que se pretende testar. Muito importante é fornecer os pré-requistos para a execução do caso teste, que é o estado em que a aplicação deve estar para que o caso teste possa ser executado. Pode-se determinar, ainda, qual o tipo de execução que será feita (Manual/Automatizada?) e a importância do teste (Baixa/Média/Alta?), além das palavras-chave.

Tela logo após a criação do caso de teste. Perceba que a árvore foi atualizada e o caso de teste foi colocado dentro da "Test Suite" que criamos anteriormente para o módulo de E-Mail. Nesse momento é que definimos os passos que fazem parte do caso de teste utilizando o botão "Create step" (1). Se for necessário adicionar arquivos para a melhor descrição do caso de teste isso pode ser feito através do botão "Upload new file" (2).

Editor para escrever os passos e os resultados esperados deles. Aqui estamos criando o primeiro passo.

Após a criação de um passo, o Test Link já abre um novo editar para escrever o próximo passo. À esquerda do editar podemos ver a numeração dos passos

Criar Plano de Teste

Normalmente a criação de um "Test Plan Management" é a primeira coisa a ser feita logo após a criação de um projeto no Test Link. Os casos de uso serão associados aos "Test Plan Management".

Clicar no botão "Create" para criar um novo "Test Plan Management".

Tela para criação do "Test Plan Management"

Após a criação do "Test Plan Management" o Test Link vai para a listagem de planos de teste previamente criados.

Criar Build

Antes de podermos executar os testes temos que definir um "Build".

Clicar no botão "Create" para criar um novo "Build".

Tela para criação do novo "Build". Aqui pode-se definir a data de entrega prevista do build.

Após a criação do "Build" o Test Link vai para a listagem de builds previamente criados.

Associar caso de teste a plano de teste

Associando um caso de teste a um plano de teste. Deve-se selecionar o caso de teste no árvore à esquerda e clicar no botão "Add to Test Plans".

O Test Link irá listar os planos de teste disponíveis. Basta selecionar o(s) plano(s) e clicar em "Add" que o caso de teste selecionado estará associado ao(s) plano(s) selecionado(s).

Agora uma nova informação está disponível no caso de teste. Veja que uma nova seção foi aberta para mostrar os planos de testes a qual o caso de teste está associado (1)

Execução dos testes

Já temos os requisitos minímos para poder executar os testes. Ao selecionar a opção "Execute" na barra de menus essa tela é apresentada. À esquerda pode-se escolher qual plano de teste e build será executado. Ainda pode-se filtrar os casos de teste que serão executados. Pode-se filtar por prioridade, tipo de execução, por exemplo. Logo abaixo da seção de filtro é listado os casos de teste encontrados. Para rodar todos os casos de teste basto deixar o filtro com a opção "[Any]" em todos os campos. Ao lado de cada "Test Suite" o Test Link coloca informação de quantos casos de teste passaram no teste (em verde), quantos falharam (em vermelho) e quantos estão bloqueados (em roxo).

Selecionamos um caso de teste para rodar. Nesse exemplo, vamos supor que o caso de teste falhou em algum de seus passos. Para marcar um caso de teste com falha basta selecionar "Failed" (1) na seção de resultados e clicar em "Save execution" (2)

Após um caso de teste falhar essa tela é apresentada. Uma seção mostrando o histórico de execução do caso de teste é apresentada. Nela temos a informação de quando e quem executou o caso de teste. E também existe uma opção para integração com alguma ferramenta de bug tracking. No nosso caso estamos o Trac. Para criar um defeito no Trac associado a execução do caso de teste basta clicar na figura representando um bug (1).

Criação de um bug no Trac

Uma janela popup será aberta como mostra a figura abaixo. Para acessar o Trac basta clicar no link correspondente

Uma nova janela é aberta diretamente na página de criação de um novo ticket (bug/defeito) do Trac. Preenche-se os campos que forem necessários e clicar em "Create ticket".

O Trac apresenta os detalhes do ticket recém criado. Aqui é muito importante pois devemos tomar nota do número do ticket criado. Nesse caso como é o primeiro bug que cadastramos ele tem o ID=1 (1)

Nesse momento é que acontece a associação do Trac como Test Link. Devemos entrar o ID do ticket criado no Trac e clicar no botão "Add"

Tela confirmando que o bug foi associado ao Test Link

O Test Link faz um refresh na tela do caso de teste e apresenta uma nova seção mostrando os defeitos associados a ele. Para ver detalhes do defeito basta clicar no link (1) que uma nova janela será aberta mostrando o ticket criado no Trac


Última atualização: 27-Mai-2010

Attachments