Changes between Version 1 and Version 2 of ExpressoTestCenter/processo


Ignore:
Timestamp:
05/06/10 09:13:21 (14 years ago)
Author:
luiz-fernando
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • ExpressoTestCenter/processo

    v1 v2  
    44 
    55== Introdução == 
    6 Essa seção tem por objetivo definir um processo para criação e manutenção dos casos de teste do ExpressoTestCenter. Para quem não está habituado aos termos metodologias ágeis e processos de teste, sugiro uma leitura prévia nos assuntos de forma a facilitar a compreensão desse tópico. Foi colocado no final dessa seção links para quem quiser se aventurar nesses tópicos. 
     6Essa seção tem por objetivo definir um processo para criação e manutenção dos casos de teste do ExpressoTestCenter. Antes de definir casos de teste, temos que ter os requisitos funcionais documentos. Portanto, abordaremos aqui também uma forma para definir esses requisitos. Para quem não está habituado aos termos: metodologias ágeis, casos de uso, ''User Story'' e processos de teste, sugiro uma leitura prévia nos assuntos de forma a facilitar a compreensão desse tópico. Foi colocado no final dessa seção links para quem quiser se aventurar nesses tópicos. 
    77 
    88== O Problema == 
     
    1414Uma ''User Story'' é uma frase simples especificando o que o usuário quer fazer com uma funcionalidade da aplicação, escrita a partir da perspectiva do próprio usuário, não devendo portanto utilizar jargões técnicos nem especificar detalhes de projeto. Ela deve ser escrita na linguagem do usuário de forma que todos possam compreender. 
    1515 
    16 A ''User Story'' deve focar '''no quem, no o que e no porquê''' de uma funcionalidade, e não '''no como'''. 
     16A ''User Story'' deve focar '''no quem, no o que e no porquê''' de uma funcionalidade, e não '''no como'''. Um modo simples de escrever uma ''User Story'' é seguir o padrão abaixo: 
    1717 
     18Eu, como '''<papel do usuário>''', quero poder '''<objetivo>''', de forma que '''<razão>'''. 
     19 
     20Um exemplo para o requisito funcional de compartilhamento de contatos seria: "Eu, como '''[Usuário]''', quero poder '''[compartilhar meus contatos]''', de forma que outros Usuários '''[possam ler, editar e excluir meus contatos]'''" 
     21 
     22=== ''User Story'' vs Caso de Uso === 
     23Alguém pode estar se perguntando: Mas e os casos de uso não é a técnica mais utilizada para especificação de requisitos? Nesse primeiro momento da criação da documentação do Expresso, a utilização dos casos de uso tornaria o processo bastante complexo. Vejamos o porquê. 
     24 
     25Uma ''User Story'' é bastante simples e escrita pelo '''''cliente'''''. É incompleta, possivelmente não precisa, e não trata casos de exceção. Durante o desenvolvimento, serve como um lembrete e um ponto de partida para discussões adicionais com o cliente sobre suas necessidades com maiores detalhes. 
     26 
     27Já um caso de uso, é bem mais comple é escrito pelo analista de requisitos junto com o cliente. É uma tentativa de ser completo, preciso, e trata todos os possíveis casos. Muito esforço é desprendido para garantir que está correto, ao ponto de um desenvolvedor não necessitar contactar o cliente para sanar qualquer dúvida sobre os requisitos. 
     28 
     29Então, para termos um ponto de partida para essa difícil tarefa de documentar todos os requisitos do Expresso, vamos estar usando ''Users Stories''. Mas quem vai escrevê-las? Quem é o cliente do Expresso? O cliente, nesse caso, seria a própria comunidade Expressolivre.org, pois todas as requisições de novas funcionalidades chegam através dela. A equipe do ExpressoTestCenter estará escrevendo as ''Users Stories'' 
    1830== Referências == 
     31 
     32 
     33---- 
     34''Última atualização: 06-Mai-2010''