wiki:ExpressoTestCenter/processo

Version 1 (modified by luiz-fernando, 14 years ago) (diff)

--

Processo de testes

Introdução

Essa seção tem por objetivo definir um processo para criação e manutenção dos casos de teste do ExpressoTestCenter. Para quem não está habituado aos termos metodologias ágeis e processos de teste, sugiro uma leitura prévia nos assuntos de forma a facilitar a compreensão desse tópico. Foi colocado no final dessa seção links para quem quiser se aventurar nesses tópicos.

O Problema

O grande problema atual do Expresso é a falta de documentação de suas funcionalidades. Sem requisitos funcionais, a tarefa de criar casos de testes se torna bastante complicada. Como o usuário vai testar alguma coisa sem saber como essa coisa funciona!?

Meotodologias Ágeis

Com o intuito de agilizar a criação da documentação do Expresso, a técnica de desenvolvimento ágil User Stories pode ser empregada. User Stories é um modo simples de capturar os requisitos de uma aplicação, sendo uma alternativa a escrita de imensas especificações de requisitos utilizada nas tradicionais metodologias de desenvolvimento.

Uma User Story é uma frase simples especificando o que o usuário quer fazer com uma funcionalidade da aplicação, escrita a partir da perspectiva do próprio usuário, não devendo portanto utilizar jargões técnicos nem especificar detalhes de projeto. Ela deve ser escrita na linguagem do usuário de forma que todos possam compreender.

A User Story deve focar no quem, no o que e no porquê de uma funcionalidade, e não no como.

Referências