wiki:ExpressoTestCenter/testlink

Version 8 (modified by luiz-fernando, 14 years ago) (diff)

--

Guia de Utilização do Testlink

Esta seção tem por objetivo guiar as pessoas que desejam contribuir no projeto Expresso através da criação e execução de testes.

A Ferramenta

O Testlink é uma ferramenta open source para o gerenciamento de testes. Ele permite os cadastros de planos e casos de testes e o controle de execução dos testes.

Com o Testlink é possível que equipes de testes trabalhem de forma sincronizada mesmo em locais diferentes. Por ter uma interface Web e permitir níveis de acesso diferenciados, analistas de testes podem gerar as especificações de testes que outras equipes poderão executar. Outra característica interessante é o controle de execuções, gerando uma base histórica dos testes aos quais a aplicação foi submetida.

Possui integração com o Trac - ferramenta para gestão de defeitos - possibilitando cadastrar defeitos e associar ao caso de teste. Um exemplo de utilização do Testlink integrado ao Trac pode ser encontrado neste teste piloto.

Padronização

O principal objetivo é evitar termos diversos documentos relativos a teste espalhados em .DOCs, .ODTs e etc. A ideia é utilizar o próprio Testlink como centralizador dessas informações. Para isso foi definido um padrão que deve ser seguido por todos que irão cadastrar casos de teste.

Test Plan

Ao criar o Plano de Teste deve-se seguir o seguinte padrão de documento:

No image "tp1.png" attached to ExpressoTestCenter/testlink

SeçãoComentários
Histórico de VersõesTabela com as seguintes colunas: Data, Versão, Descrição, Autor, Revisor, Aprovado por
1 Objetivo
2 Escopo
2.1 Descrição
2.2 Técnica de testes a serem abordados
3 Estratégias de Teste
3.1 Descrição
3.2 Coleta de evidencia
3.3 Critério de parada
4 Riscos e contingências
5 Ferramentas
6 Observações
7 Referências

Test Suites

Optou-se por organizar os casos de teste de acordo com os módulos do Expresso. Atualmente temos os seguintes Test Suites (grupos de casos de teste):

O Test Suite "Validar Usuário" é destinado a testar o login do Expresso, incluindo o uso de Certificado Digital e Captcha. Depois temos o "Gerenciar E-Mail" que contém testes referentes ao módulo Expresso Mail. O "Gerenciar Agenda" contém testes referentes ao módulo Agenda de Eventos e o "Gerenciar Contatos" os do Catálogo de Endereços. Já o "Administrar Preferências" testa as preferências do Usuário que são comuns a todos os módulos, já que as preferências específicas de cada módulo estão contidas nas respectivas Test Suites dos módulos.

O prefixo "CDU" está sendo utilizado para fazer um mapeamento com os casos de uso (ainda não existentes). Na verdade esse é um ponto que ainda está em discussão, pois o Expresso está em processo de adoção de uma metodologia ágil de desenvolvimento e a ideia é escrever casos de uso apenas para as funcionalidades mais complexas. Para as demais funcionalidades serão escritas estórias de usuário. O problema é que nesse momento estamos escrevendo casos de teste partindo apenas das funcionalidades já implementadas e que não possuem nenhum requisito documentado. O objetivo é produzir uma documentação mínima de requisitos das funcionalidades já existentes, mas essa tarefa deverá ser feita em paralela a criação dos casos de teste pois a prioridade é ter o Centro de Testes do Expresso funcionando o mais rápido possível.

Para cada Test Suite de primeiro nível (que correspondem aos módulos do Expresso) deve-se ter um documento com informações do que e de como executar os testes.

  • 1 - Test Suite de primeiro nível
  • 2 - Documento referente ao Test Suite de primeiro nível

O documento deve ter a seguinte estrutura:

SeçãoComentários
Histórico de VersõesTabela com as seguintes colunas: Data, Versão, Descrição, Autor, Revisor, Aprovado por
1 Introdução
1.1 Objetivo
1.2 Escopo
1.3 Definições, Acrônimos, e Abreviações
1.4 Referências
2 Preparação do Ambiente

Para as Test Suites de segundo nível, a documentação é opcional, mas se for utilizada, deve-se utilizar o mesmo padrão da Test Suite de primeiro nível

Test Case

Abaixo segue um exemplo de um caso de teste previamente criado:

  • 1 - Nome do caso de teste - o prefixo "exp" é adicionado automaticamente e foi definido na criação do projeto de teste
  • 2 - Pré-condição - devem ser listadas todas as pré-condições para a execução do caso de teste. Quando a execução do caso de teste depende da prévia execução de outro caso de teste utiliza-se colchetes para indicar isso. Nesse exemplo, o caso de teste "Enviar mensagem" depende da prévia execução do caso de teste "Acessar módulo Expresso Mail". Dessa forma evita-se a repetição de passos em todos os casos de teste do módulo Expresso Mail por exemplo
  • 3 - Passos - devem ser enumerados os passos do caso de teste utilizando o prefixo "PXX", onde XX é o número do passo
  • 4 - Resultados Esperados - não estamos utilizando essa coluna
  • 5 - Categorização - estabelece prioridades e categorias
  • 6 - Requisitos - não estamos utilizando essa funcionalidade do Testlink

Última atualização: 14-Set-2010

Attachments