wiki:ExpressoTestCenter

Version 19 (modified by luiz-fernando, 14 years ago) (diff)

--

ExpressoTestCenter = [[Image(...)]]

O que é

ExpressoTestCenter é o Centro de Testes do Expresso. O teste de um software nada mais é do que fazer uma investigação com o objetivo de fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar. No contexto do Centro de Testes, isso inclui o processo de utilizar o produto para encontrar seus defeitos, e avaliar sua conformidade com as especificações

Inicialmente o Centro de Testes atuará nos testes em nível de sistema aplicando os chamados testes de "Caixa-preta", também conhecidos como testes funcionais, orientados a dados ou ainda orientados a entrada e saída. Essa técnica avalia o comportamento externo do software, não levando em conta o comportamento interno do mesmo. Dados de entrada são fornecidos, o teste é executado e o resultado obtido é comparado a um resultado esperado previamente conhecido.

Para maiores informações sobre o Centro de Testes foi criada uma lista de discussão. Acessar  http://listas.expressolivre.org/mailman/listinfo e escolher a lista "Tc" para começar a receber e participar das discussões.

Motivação

As razões motivadoras para a criação do Centro de Testes são as seguintes:

  • Falta de documentação dos requisitos funcionais da aplicação;
  • Inexistência de uma fase de testes formalmente definida para o lançamento de novas versões do Expresso;

Objetivos

O principal objetivo do Centro de Testes é contribuir para a redução de "bugs" encontrados após o lançamento de novas versões do Expresso. Através da disponibilização de um ambiente colaborativo de testes, a comunidade poderá ajudar na execução dos testes, contribuindo para aumentar a estabilidade e confiabilidade do sistema.

Alinhado ao objetivo acima, estaremos criando juntos uma documentação das funcionalidades do Expresso. Atualmente dispomos de alguma documentação, porém ela é bastante técnica, e isso pode restringir um pouco o público que deseja contribuir com o projeto.

Como eu posso ajudar?

Existem diversas formas de contribuir com o Centro de Testes:

  • Auxiliar na documentação de requisitos
  • Criação de novos cenários de teste
  • Execução dos testes funcionais
  • Participar através da lista de discussões

Ferramentas

As seguintes ferramentas foram escolhidas para serem utilizadas no Centro de Testes do Expresso:

  •  Testlink - Ferramenta open source para o gerenciamento de testes que permite cadastros de planos e casos de testes além do controle de execução dos testes
  •  Trac - Ferramenta para gestão de tickets/defeitos já utilizado pelo comunidade do Expresso

Links Importantes


Última atualização: 13-Set-2010

Attachments