wiki:NovoExpresso/rng

Version 9 (modified by brunocosta, 12 years ago) (diff)

--

Especificação de Regras de Negócio - RNG


1. Objetivo

O objetivo da Especificação de Regras de Negócio é documentar as regras aplicáveis ao negócio. Essas regras, em geral, constituem declarações de políticas ou condições que devem ser satisfeitas pelo processamento da aplicação.

2. <Nome do Grupo de Regras>

2.1. <Regra de Negócio>
<Descrição>

2. Administração de usuários


2.1. Dados da Conta


Os dados descritos aqui são escritos no banco de dados do sistema, na tabela <tine prefix>_accounts. Se a configuração de Account storage no setup da aplicação for colocada com LDAP algunsn desses dados também serão gravados no servidor de LDAP definido, procurando a entrada no DN definido no campo User DN que tenha o atributo UID igual ao campo login name e o filtro definido na campo User Filter. Nesse cado o campo id do banco será o campo definido na configuração User UUID Attribute name.

Account

  1. Fist name – Nome do usuário, campo String Obrigatório. No BD o campo 'first_name' ( varchar(255) ) deve receber esse valor. Se for utilizado o LDAP o atributo equivalente é o 'givenName'
  2. Last name – Sobrenome do usuário, campo String Obrigatório. No BD o campo 'last_name' ( varchar(255), NOT NULL ) deve receber esse valor. Se for utilizado o LDAP o atributo equivalente é o 'sn'
  3. login name – Nome de autenticação do usuário, campo String único no sistema. No BD o campo 'login_name' ( varchar(255), NOT NULL, UNIQUE ) deve receber esse valor. Se for utilizado o LDAP o atributo equivalente é o 'uid'
  4. Pasword - senha, Campo de Senha, verificar regras de senhas. No BD o campo 'password' ( varchar(100), NOT NULL) deve receber esse valor. Se for utilizado o LDAP o atributo equivalente é o 'userPassword'.
  5. Emailaddress – endereço de correio eletrônico, Campo string obrigatório, Validar formato de e-mail. No BD o campo 'email' ( varchar(255)) deve receber esse valor. Se for utilizado o LDAP o atributo equivalente é o 'mail'.
  6. OpenID – OpenID do usuário, campo string. No BD o campo 'openid' ( varchar(254), UNIQUE) deve receber esse valor. Não é escrito no LDAP.
  7. Primary Group – Grupo primário do usuário, Campo de busca com grupos do sistema que o usuário pertence. No BD o campo 'primary_group_id ' ( varchar(40), NOTNULL, MUL) deve receber como valor do campo 'id' do grupo escolhido da tablela <tine prefix>_groups. Não é escrito no LDAP.
  8. Status – Estado do usuário no sistema, No BD o campo 'status' ( varchar(20), NOTNULL, DEFAULT 'enable') deve receber o valor selecionado. Não é escrito no LDAP. lista com valores possíveis:
    • enable – habilitado no sistema. Padrão.
    • disable – Desabilitado no sistema.
    • Expired – Senha expirada.
    • Blocked - Login Bloqueado.
  9. Expires – Campo de data, valor tem que ser maior que a data atual. No BD o campo 'expires_at ' ( datetime) deve receber esse valor. Não é escrito no LDAP.
  10. Visibility – Visibilidade das informações sobre o usuário no catálogo de endereço do sistema, No BD o campo 'visibility ' (enum('hidden','displayed'), NOTNULL, DEFAULT 'displayed', MUL) deve receber esse valor. Não é escrito no LDAP. Valores possíveis:
    • Display in addressbook – Mostrar dados no catálogo de endereço do sistema, padrão.
    • hidden from addressbook – Não mostrar dados no catálogo de endereço do sistema.
  11. Saved in Adressbook – Indica em qual catálogo de endereços os dados do usuário serão salvos. Campo de busca com os adressbooks do sistema.