wiki:Projeto/EstruturaSubversion

Version 18 (modified by viani, 3 years ago) (diff)

--

Definição do modelo da estrutura do repositório Subversion (SVN)

Conforme definição feita pelo comitê técnico do projeto Expresso Livre, segue abaixo o modelo da estrutura do repositório Subversion (SVN), que deve ser utilizado pela comunidade Expresso Livre de acordo com a finalidade de cada ramo existente:

1. Ramo Trunk

Contém a versão principal de desenvolvimento do Expresso Livre, e seu código armazenado será a base de todas versões geradas, tanto por ciclos curtos quanto por ciclos longos de desenvolvimento. A estabilidade deste ramo deverá ser o principal comprometimento mantido entre todos os envolvidos no desenvolvimento principal do projeto. Não será admitido quebras no código e inconsistências em seu funcionamento. O acesso de escrita será restrito, conforme regras pré-definidas pelo Comitê Técnico.

2. Ramo Branches

Contém versões publicadas ou não para a comunidade, geradas por ciclos longos de desenvolvimento, com objetivo de prover suporte posterior através de correções de bugs e vulnerabilidades de segurança. Também será usado durante a fase de testes e de homologação das versões que serão publicadas. Todos os branches devem ser criados a partir do Trunk, e suas alterações devem ser replicadas no mesmo. Os acessos de commit serão restritos, conforme regras pré-definidas pelo Comitê Técnico.

3. Ramo Sandbox

Contém implementações experimentais, funcionalidades completamente novas candidatas a serem incorporadas oficialmente ao ramo trunk, bem como implementações muito extensas, que precisarão passar por vários commits antes da sua conclusão, este ramo será subdividido em outros ramos, com o nome da funcionalidade que está sendo desenvolvida o qual deverá servir para separar as propostas de funcionalidade e servirá também para ser referenciado na abertura de um ticket para este ramo.

4. Ramo Tags

Contém o histórico de todas as versões publicadas, e também será usado como controle dos processos de testes. Não deverá sofrer qualquer tipo de modificação.

5. Ramo Contrib

Contém contribuições recebidas pela comunidade Expresso Livre, provenientes de empresas parceiras e colaboradores voluntários.

6. Ramo Devel

Contém inicialmente os testes automatizados, que são utilizados pela ferramenta Testlink.

7. Ramo 3thparty

Contém código-fonte dos projetos de terceiros, utilizados para compilar e gerar componentes e bibliotecas utilizadas dentro do Expresso Livre.