Changes between Version 2 and Version 3 of Projeto/MetodologiaUsoTracSubversion


Ignore:
Timestamp:
05/14/09 14:58:03 (15 years ago)
Author:
niltonneto
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • Projeto/MetodologiaUsoTracSubversion

    v2 v3  
    11== Metodologia de Uso do Trac e Subversion no Expresso == 
    22 
    3 O uso do controlador de configurações Trac e do controlador de versões Subversion é essencial para realizar um bom gerenciamento de projetos onde há muitos participantes envolvidos, e no caso do expressoLivre, isto se faz ainda mais relevante pois há diversas empresas fazendo a todo instante um ''commit'' das suas implementações no repositório. 
     3O uso de um sistema para controle de mudanças em projetos de desenvolvimento de software, e de um sistema de controle de versões é essencial para realizar um bom gerenciamento de projetos onde há muitos participantes envolvidos, e no caso do expressoLivre. Isto torna-se ainda mais relevante quando há diversas empresas fazendo a todo instante um ''commit'' das suas implementações em um mesmo repositório. 
    44 
    5 Este documento tem por objetivo disciplinar a utilização dessas duas ferramentas a fim de diminuir problemas comuns como a sobreposição de códigos ou a dificuldade de rastrear soluções. 
     5Este documento tem por objetivo disciplinar a utilização dessas duas ferramentas, no nosso caso foi adotado o Trac e o Subversion respectivamente, a fim de diminuir problemas comuns como a sobreposição de códigos ou a dificuldade de rastrear soluções. 
    66 
    77 
    88'''Abertura de Tickets''' 
    99 
    10 Na abertura de um ticket o mais importante é que deve haver um e somente um ticket para cada problema, por menor que o problema seja, isto porque os procedimentos executados e os códigos vinculados a este problema serão facilmente rastreados posteriormente, o que facilitará a análise futura de como tal problema foi solucionado. 
     10Na abertura de um ticket o mais importante é que deve haver um, e somente um ticket para cada problema, por menor que o problema seja. Isto porque os procedimentos executados e os códigos vinculados a este problema serão facilmente rastreados posteriormente, o que facilitará a análise futura de como tal problema foi solucionado. 
    1111 
    1212Obviamente que haverá tickets com várias tarefas a serem feitas, como por exemplo criar módulo de relatórios, neste caso a resolução desse ticket será composta de uma série de códigos novos. Isto não será um problema desde que o ticket seja fechado somente quando o módulo como um todo tiver sido finalizado, pois aí os códigos vinculados ao ticket surgirão todos em função da criação do tal módulo. 
     
    2929Na execução do ''commit'' que irá fechar um ticket a linha de comando deve ser a seguinte:  
    3030{{{ 
    31 svn ci -m “resolve #<número-do-ticket-que-está-sendo-fechado>” 
     31svn ci -m “Ticket #000 - <descrição com no mínimo 40 e no máximo 100 caracteres>” 
    3232}}} 
    3333 
    34 O parâmetro -m é utilizado para registro de log do ''commit''. Neste log devem ser utilizadas as palavras reservadas Resolve e Corrige. Resolve indica o término da solução de um ticket. Corrige indica a retificação da solução de um ticket que foi fechado e depois reaberto pois a primeira solução foi falsa, incompleta, ou resultou em um efeito colateral. Seguido da palavra reservada deve ser usado o caracter # mais o número do ticket que está sendo fechado, com isto faz-se a amarração do ticket do Trac com o número da revisão do Subversion criando a tão necessária rastreabilidade, sendo portanto necessário anotar o número da revisão do repositório após o ''commit'' pois isto deverá ser utilizado no fechamento do ticket. 
     34O parâmetro -m é utilizado para registro de log do ''commit''. Seguido da palavra ''Ticket'' deve ser usado o caracter # mais o número do ticket que está sendo fechado, com isto faz-se a amarração do ticket do Trac com o número da revisão do Subversion criando a tão necessária rastreabilidade, sendo portanto necessário anotar o número da revisão do repositório após o ''commit'' pois isto deverá ser utilizado no fechamento do ticket. 
    3535 
    3636Não se deve armazernar no registro de log do ''commit'' nenhuma outra informação, pois isto acaba poluindo o registro exibido no Trac. Caso seja necessário inserir maiores detalhes sobre a solucão do ticket, isto deve ser posto no campo de comentário do Trac (comment) que cada ticket dispõe.