Changes between Version 6 and Version 7 of Projeto/MetodologiaUsoTracSubversion


Ignore:
Timestamp:
05/14/09 16:04:30 (15 years ago)
Author:
niltonneto
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • Projeto/MetodologiaUsoTracSubversion

    v6 v7  
    1 == Metodologia de Uso do Trac e Subversion no Expresso == 
     1= Metodologia de Uso do Trac e Subversion no Expresso = 
     2[[PageOutline(2-3,Metodologia de Uso do Trac e Subversion no Expresso)]] 
     3 
     4== O que é == 
    25 
    36O uso de um sistema para controle de mudanças em projetos de desenvolvimento de software, e de um sistema de controle de versões é essencial para realizar um bom gerenciamento de projetos onde há muitos participantes envolvidos. No caso do Expresso Livre, isto torna-se ainda mais relevante quando há diversas empresas fazendo a todo instante um ''commit'' das suas implementações em um mesmo repositório. 
     
    69 
    710 
    8 '''Abertura de Tickets''' 
     11== Abertura de Tickets == 
    912 
    1013Na abertura de um ticket o mais importante é que deve haver um, e somente um ticket para cada problema, por menor que o problema seja. Isto porque os procedimentos executados e os códigos vinculados a este problema serão facilmente rastreados posteriormente, o que facilitará a análise futura de como tal problema foi solucionado. 
     
    1720 
    1821 
    19 '''Uso do Subversion''' 
     22== Uso do Subversion == 
    2023 
    2124A utilização correta do Subversion com o Trac é que irá permitir utilizar um grande recurso que esta ferramenta oferece para os desenvolvedores, a rastreabilidade. No entanto, para que isto seja possível é necessário disciplinar as rotinas de utilização do svn, lembrando que isto não se resume apenas as operações de ''update'' e de ''commit'' embora na prática estas sejam as mais utilizadas. 
     
    3740 
    3841 
    39 '''Fechamento de Tickets''' 
     42== Fechamento de Tickets == 
    4043 
    4144O fechamento deve ser feito via de regra somente após o ''commit'' no svn, pois será necessário o número da revisão do repositório para que a amarração entre o trac e o svn seja feita corretamente. Sendo assim devem ser utilizadas as frases reservadas "Implementado em" ou "Corrigido em". Implementado em indica o fechamento do ticket. Corrigido em indica a correção de um ticket que foi fechado e depois reaberto decorrente de algum problema no seu fechamento. Seguido da frase reservada deve ser usado entre colchetes o número da revisão do repositório que corresponde ao ''commit'' executado, exemplo: 
     
    5053Uma consideração importante, é responsabilidade exclusiva do desenvolvedor executar estes procedimentos da forma como foram descritos, utilizando as palavras e frases reservadas, fazendo referência no svn ao ticket e no trac a revisão no svn. Caso contrário o processo de solução dos tickets se perderá, tendo o gerente do projeto ou mesmo o desenvolvedor localizar as mudanças via ''timeline'', o que não é lá uma tarefa muito agradável. 
    5154 
    52 '''Reabertura de Tickets''' 
     55== Reabertura de Tickets == 
    5356 
    5457A reabertura de um determinado ticket é permitida somente se tal implementação/correção ainda não foi publicada em alguma versão (Tag ou Branch). Caso o ticket fechado estiver atrelado a um marco (Milestone) que também já foi fechado, isso significa que a versão já foi publicada, e portanto, sua alteração terá ter um novo ticket para ser comitada no SVN. 
    5558 
    56 '''Apêndice A - Resolvendo Conflitos no Subversion''' 
     59== Apêndice A - Resolvendo Conflitos no Subversion == 
    5760 
    5861Para entender melhor como isto é feito, tomemos o exemplo a seguir. O usuário "A" faz um checkout (svn co), inicia os seus trabalhos fazendo modificações no(s) arquivo(s). Enquanto isto o usuário "B" também faz um checkout, faz as modificações no(s) mesmo(s) arquivo(s) e na(s) mesma(s) linha(s) que o usuário "A", e ao encerrar a sua tarefa, primeiro que o usuário "A", executa um ''commit'' (svn ci). Nesta situação o usuário "A" ao tentar fazer um ''commit'' será avisado que o(s) arquivo(s) que ele modificou está com versão diferente do repositório.