Changes between Version 7 and Version 8 of Projeto/MetodologiaUsoTracSubversion


Ignore:
Timestamp:
05/14/09 16:06:11 (15 years ago)
Author:
niltonneto
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • Projeto/MetodologiaUsoTracSubversion

    v7 v8  
    1919Um outro detalhe sobre a abertura de tickets é que o mesmo deve conter o máximo de informações sobre o problema. Se a criação de um ticket for em função de um defeito, o criador do ticket deve inserir no detalhe todos os passos que o solucionador deve executar para forçar o erro. Assim ficará claro qual é o problema e como fazer para o mesmo aparecer. Além disso, o desenvolvedor deve informar o ambiente, cliente e servidor, no qual o erro foi reproduzido com êxito. 
    2020 
     21== Fechamento de Tickets == 
     22 
     23O fechamento deve ser feito via de regra somente após o ''commit'' no svn, pois será necessário o número da revisão do repositório para que a amarração entre o trac e o svn seja feita corretamente. Sendo assim devem ser utilizadas as frases reservadas "Implementado em" ou "Corrigido em". Implementado em indica o fechamento do ticket. Corrigido em indica a correção de um ticket que foi fechado e depois reaberto decorrente de algum problema no seu fechamento. Seguido da frase reservada deve ser usado entre colchetes o número da revisão do repositório que corresponde ao ''commit'' executado, exemplo: 
     24{{{ 
     25Implementado em [6] 
     26... 
     27Corrigido em [12] 
     28}}} 
     29 
     30Com isto o Trac cria um link do que em está entre colchetes com a revisão svn dos códigos, e fica fácil então encontrar quais arquivos foram modificados para resolver o ticket. 
     31 
     32Uma consideração importante, é responsabilidade exclusiva do desenvolvedor executar estes procedimentos da forma como foram descritos, utilizando as palavras e frases reservadas, fazendo referência no svn ao ticket e no trac a revisão no svn. Caso contrário o processo de solução dos tickets se perderá, tendo o gerente do projeto ou mesmo o desenvolvedor localizar as mudanças via ''timeline'', o que não é lá uma tarefa muito agradável. 
     33 
     34== Reabertura de Tickets == 
     35 
     36A reabertura de um determinado ticket é permitida somente se tal implementação/correção ainda não foi publicada em alguma versão (Tag ou Branch). Caso o ticket fechado estiver atrelado a um marco (Milestone) que também já foi fechado, isso significa que a versão já foi publicada, e portanto, sua alteração terá ter um novo ticket para ser comitada no SVN. 
    2137 
    2238== Uso do Subversion == 
     
    4056 
    4157 
    42 == Fechamento de Tickets == 
    43  
    44 O fechamento deve ser feito via de regra somente após o ''commit'' no svn, pois será necessário o número da revisão do repositório para que a amarração entre o trac e o svn seja feita corretamente. Sendo assim devem ser utilizadas as frases reservadas "Implementado em" ou "Corrigido em". Implementado em indica o fechamento do ticket. Corrigido em indica a correção de um ticket que foi fechado e depois reaberto decorrente de algum problema no seu fechamento. Seguido da frase reservada deve ser usado entre colchetes o número da revisão do repositório que corresponde ao ''commit'' executado, exemplo: 
    45 {{{ 
    46 Implementado em [6] 
    47 ... 
    48 Corrigido em [12] 
    49 }}} 
    50  
    51 Com isto o Trac cria um link do que em está entre colchetes com a revisão svn dos códigos, e fica fácil então encontrar quais arquivos foram modificados para resolver o ticket. 
    52  
    53 Uma consideração importante, é responsabilidade exclusiva do desenvolvedor executar estes procedimentos da forma como foram descritos, utilizando as palavras e frases reservadas, fazendo referência no svn ao ticket e no trac a revisão no svn. Caso contrário o processo de solução dos tickets se perderá, tendo o gerente do projeto ou mesmo o desenvolvedor localizar as mudanças via ''timeline'', o que não é lá uma tarefa muito agradável. 
    54  
    55 == Reabertura de Tickets == 
    56  
    57 A reabertura de um determinado ticket é permitida somente se tal implementação/correção ainda não foi publicada em alguma versão (Tag ou Branch). Caso o ticket fechado estiver atrelado a um marco (Milestone) que também já foi fechado, isso significa que a versão já foi publicada, e portanto, sua alteração terá ter um novo ticket para ser comitada no SVN. 
    58  
    5958== Apêndice A - Resolvendo Conflitos no Subversion == 
    6059