wiki:Servicos/Apache

Version 12 (modified by viani, 3 years ago) (diff)

--

Servidor web

O Expresso Livre utiliza o  Apache como servidor web (HTTP) há um bom tempo e é adotado como padrão pela equipe de desenvolvedores. Para mais informações sobre o Apache, acesse o  site do projeto.

Pacotes necessários

Verifique os arquivos do instalador do Expresso Livre para saber quais os pacotes de softwares devem ser instalados no seu ambiente:

  1. Debian/Ubuntu
  2. RedHat/Centos

Virtual-host

Para que o Expresso Livre funcione com o Apache, é necessário criar um  ''virtual-host''. No instalador do Expresso há exemplos de como esses virtual-hosts devem ser configurados. Configure seu apache conforme estes exemplos:

  1. Debian/Ubuntu
  2. RedHat/Centos

PHP

Além do Apache é essencial configurar o  PHP. Sem ele, o código do Expresso Livre não será interpretado... É importante lembrar que todas as configurações do PHP necessárias para que o Expresso funcione estão registradas no arquivo .htaccess. Portanto, não é necessário alterar a configuração padrão do PHP, mas é importante que o  Apache carregue o arquivo .htaccess.

Um dos pontos que deve verificar na configuração do .htaccess é o local onde as sessões do PHP serão gravadas. É um local temporário e deve ter I/O extremamente rápido. A sugestão é utilizar uma partição temporária, em memória (tmpfs) ou o próprio memcache, como sugere o próprio .htaccess:

 # Uses dir as a session handler
 php_value session.save_handler "files"
 php_value session.save_path "/dev/shm"   <- este é o diretório onde as sessões serão gravadas. Altere para onde achar melhor.
 # Use memcache as a session handler
 #php_value session.save_handler "memcache"
 #php_value session.save_path "tcp://localhost:11211?persistent=1&weight=1&timeout=1&retry_interval=15"

Tarefas agendadas

Há várias tarefas que devem ser executadas regularmente para que o Expresso Livre continue funcionando corretamente. Para isso, é necessário que o arquivo do crontab seja configurado corretamente.

Arquivos e permissões

Por fim, é importante copiar o código do Expresso Livre para o diretório indicado no seu virtual-host. É muito importante que o Apache tenha permissão de acessar os arquivos.