wiki:Servicos/Davical

Version 3 (modified by viani, 3 years ago) (diff)

--

Suporte a DAViCal

O DAViCal é um serviço para compartilhamento de agendas. É uma implementação do protocolo  CalDAV o qual foi projetado para armazenar informações de agendamentos (no formato iCalendar) em um servidor, compartilhado, remoto.

Abaixo serão demonstrados os passos para instalação e configuração do !DAViCal em conjunto com o Expresso.

Pré-requisitos do ambiente

A versão homologada, oficialmente pela comunidade, para realizar a integração do DAViCal com o Expresso live é a  1.1.1.

Utilize outras versões por sua conta e risco.

Instalação do Servidor DAViCal

  1. O tutorial oficial ( http://www.davical.org/installation.php) é muito bom e fácil de seguir. Então, não há motivo para replicarmos aqui;
  2. Outras informações também podem ser encontradas aqui ( http://wiki.davical.org/) e ali ( http://wiki.davical.org/w/Configuration/LDAP);
  • Observação: O DAViCal DEVE ser instalado na mesma máquina do Expresso Livre, mas a base de dados pode estar em outro servidor (já que o DAViCal necessita que a base de dados esteja em UTF-8).

Integrando DAViCal com o Expresso

Para que a sincronização das informações sejam realizadas em duas vias, tanto do Expresso para o DAViCal quanto do DAViCal para o Expresso, precisamos aplicar algumas modificações no DAViCal para que este realmente envie as informações para o Expresso. Para isso, faça o download dos seguintes arquivos:

Para aplicar os patches, copie os arquivos acima, acesse o diretório do código do DaviCal (geralmente em /usr/share/davical/inc), cole os arquivos neste diretório e utilize os comandos:

  • patch -p0 < caldav-DELETE.php.diff
  • patch -p0 < caldav-MOVE.php.diff
  • patch -p0 < caldav-PUT-vcalendar.php.diff

Após aplicados os patches, acesse cada um dos arquivos:

  • caldav-DELETE.php
  • caldav-MOVE.php
  • caldav-PUT-vcalendar.php

e especifique o caminho da sua instalação do Expresso em cada um deles, definido na variável:

$expresso = 'PATH_DO_SEU_EXPRESSO';

Observação: Lembre-se de acertar na configuração do DAViCal a variável open_basedir

  php_value open_basedir "/usr/share/davical:/usr/share/awl:/usr/share/awl/inc:/tmp:/etc/davical:'PATH_DO_SEU_EXPRESSO'"

Por fim, configure o Expresso para suportar a sincronização com o DAViCal. Esta alteração deve ser feita no arquivo, dentro do diretório do Expresso, "/prototype/config/CalDAV.srv":

;Url utilizada para acessar o serviço caldav
url = "http://davical.domain.com/caldav.php"
;Conta do caldav onde fica armazenada as agendas de contas compartilhadas
sharedAccountsLocation = "shareds"

Ative também o suporte ao caldav, definindo para "true" o parâmetro "useCaldav" no arquivo localizado em "/prototype/config/expressoCalendar.ini".

Por fim, no módulo "admin", na opção "Configurações do calendário", o "Calendário padrão da instalação do expresso:" deve estar como: "expressoCalendar".