wiki:Servicos/Funambol

Version 2 (modified by brunocosta, 15 years ago) (diff)

--

Introdução:

O Funambol é a solução adotada, de código aberto, para dispositivos móveis sincronizarem e-mail, contato e calendário com o Expresso.

Tem como base as tecnologias Java e SyncML, compatíveis com uma grande quantidade de dispositivos móveis.

É dividido em um módulo Servidor e um módulo Cliente. O Servidor se autentica e intermedia a sincronização de dados. Para permitir a autenticação no Serviço de diretórios LDAP ,o Servidor foi customizado pelo SERPRO. A empresa Prognus foi quem implementou o módulo pSync que permite a integração com o Expresso. Há módulos Cliente para dispositivos móveis JavaME, BlackBerry? e Windows Mobile.


Referências: Site oficial do Funambol OpenSource?:  https://www.forge.funambol.org


Para fazer o checkout do código fonte e gerar o instalador do Servidor Funambol siga os passos descritos na seguinte URL:  https://core.forge.funambol.org/wiki/BuildingFunambolV71

Dicas:

  • Registre o Usuário/senha a ser utilizado para fazer o checkout do código fonte em  https://www.forge.funambol.org/servlets/Join
  • Responda "n" para todas perguntas.
  • O arquivo do instalador será gerado na pasta output
  • Antes de executar o Ant, exporte as variáveis de ambiente adequando este exemplo.

Configuração do ambiente de desenvolvimento:

1- Instale o Ant em /opt/ant-1.6.5 2- Instale o Mavem em /opt/apache-maven-2.0.9 e configure (veja o sub-diretorio Configuracao-Maven) 3- Instale o Subversion em /opt/CollabNet_Subversion 4- Instale o NetBeans? IDE 6.5 em /usr/local/netbeans-6.5 (Instalar o plugin do Maven conforme explicado em  http://wiki.netbeans.org/MavenBestPractices) 5- Faça o checkout do código fonte do Funambol conforme descrito anteriormente.


Customização de um Modulo

1- Abra o "Netbens -> menu Arquivo -> Abrir Projeto" e escolha o diretorio do código fonte do módulo. 3- Faca as alteracoes necessarias, clique em Limpar e Construir Projeto (Botao - Martelo com Vassoura). 4- Verifique se o projeto foi construido com sucesso e copiado para o repositorio do Maven. 5- Compile o Funambol. 6- Instale o Funambol.