Changes between Version 9 and Version 10 of WF/ArquiteturadeDesenvolvimento


Ignore:
Timestamp:
07/09/08 13:53:47 (16 years ago)
Author:
drovetto
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/ArquiteturadeDesenvolvimento

    v9 v10  
    88A figura acima esquematiza a arquitetura MVC empregada em uma atividade qualquer de um processo. Vale dizer que todas as atividades do processo deverão seguir este modelo de implementação como forma de padronizar o código e facilitar a manutenção.  
    99 
    10 Observa-se que os três elementos principais do MVC (Model - View - Controller) estão representados no esquema. O ponto inicial de ação é a execução da atividade por parte do usuário, representado pelo ícone do computador e o método run() que ativa a camada de controle. 
     10Observa-se que as três camadas do MVC (Model - View - Controller) estão representados no esquema. O ponto inicial de ação é a execução da atividade por parte do usuário, representado pelo ícone do computador e o método run() que ativa a camada de controle. 
    1111 
    1212A camada de controle irá processar a requisição run() e tentará identificar qual a ação que está sendo solicitada pelo usuário. Feita esta identificação, o método adequado da camada Controller será acionado através do dispatch(). Quando for a primeira execução da atividade, nenhuma ação será requisitada, então a camada Controller irá acionar o método !__default() da própria Controller. Uma vez no método adequado, métodos da Model serão chamados para executar a ação solicitada. 
     
    1515Uma vez que o processamento passe para a camada Model, a mesma terá acesso à recursos disponibilizados pelo módulo workflow, que são: 
    1616 
    17  * DAO: é um objeto de conexão com o banco de dados (que significa Data Access Object). Este objeto já estará conectado ao banco de dados do processo, pronto para receber comandos Sql, como por exemplo queries de consulta, ou comandos de inserção de dados; 
     17 * DAO: é um objeto de conexão com o banco de dados (que significa Data Access Object). Este objeto já estará configurado para utilizar o banco de dados do processo. Uma vez solicitada a conexão, o objeto já estará pronto para receber comandos SQL, como por exemplo queries de consulta, ou comandos de inserção de dados; 
    1818 * Factory: este é um objeto especial responsável por criar outros objetos sob demanda do usuário. Por exemplo, com a factory podemos requisitar a criação de um objeto de organograma, e com ele ter acesso aos dados do organograma da organização; 
    1919 * Natural: objeto de conexão com o ambiente Mainframe para execução de programas Natural;