wiki:WF/Atividades

Version 1 (modified by trac, 17 years ago) (diff)

--

Nesta interface, o desenvolvedor administra o fluxo do seu processo, registrando as atividades, as transições e os perfis de acesso para cada atividade. Clique no link 'gráfico' para ver um desenho do fluxo.

http://doc.workflow.celepar.parana/wiki/interface_desenvolvimento_atividades.png

Nome

É o nome da atividade. Pode conter quaisquer caracteres (espaço, caracteres acentuados, etc.). Em um mesmo processo, não podem coexistir atividades com o mesmo nome. Este nome também será utilizado no menu do processo, sendo, portanto, de fundamental importância que o nome seja explicativo. Usar verbos no infinitivo para indicar ação, p.ex: executar, emitir, compor, revisar.

Descrição

Descrição do que a atividade faz. Esta informação poderá ser consultada pelo usuário do processo através do menu "Sobre o processo".

Tipo

O tipo da atividade. Pode ser: start, end, activity, switch, split, join, standalone e view.

OsignificadodecadatipopodeserencontradanodocumentoWF_IntroduçãoaoGalaxia? .

Propriedades

Interativa: indica se uma atividade requer interação com o usuário (checkbox assinalada) ou se deve ser executada automaticamente (checkbox não assinalada).

Roteamento automático: indica se a atividade deve passar para a próxima atividade automaticamente ao ser completada (checkbox assinalada) ou se deve ser passada para a próxima atividade explicitamente (checkbox não assinalada).

Caminho do menu

Esta propriedade é utilizada principalmente para a geração de submenus para uma atividade. Os níveis de submenu são delimitados pelo caractere '/'. Exemplo, supondo que temos uma atividade de nome "Cadastrar Clientes". Se a propriedade "Caminho do menu" estiver vazia, a atividade será listada no nível zero do menu. Se "Caminho do menu" possuir o valor "Cadastro", a atividade estará listada da seguinte maneira: "Cadastro... => Cadastrar Clientes". Se "Caminho do menu" possuir o valor "Cadastro/Cliente?", a atividade estará listada da seguinte maneira: "Cadastro... => Cliente... => Cadastrar Clientes". Como pode ser observado, a propriedade "Caminho do menu" não deve terminar com '/' e, nos caminhos até chegar à atividade, são incluídas reticências ('...').

Um outro uso que esta propriedade possui é o de ocultar uma atividade do menu. Neste caso, basta colocar o caractere '!' no valor da propriedade. Esta funcionalidade é particularmente útil quando se faz necessário desenvolver um processo sem fluxo. Como a engine não permite ativar um processo sem atividade start e atividade end (com um caminho válido, transições, entre elas), a atividade start é escondida pela utilização da propriedade 'Caminho do menu'.

Adicionar transições

Adiciona transições de ou para a atividade que está sendo cadastrada

Perfis associados a esta atividade

Perfisquetêmpermissãoparaexecutaraatividadequeestásendocadastrada.Nestamesmaárea,tambémépossívelcadastrarumnovoperfil.Osperfiseosusuáriosqueneleestãosãoadministradosnainterfacedeperfis,vejaodocumento"WF_Perfis? "paramaioresdetalhes.Podemserassociadosmaisdeumperfilporatividade.Osnomesdosperfistemqueserúnicosnoprocesso,maspodemserepetirentreprocessosdiferentes.

Agentes assinalados para esta atividade

Nesta área estão as configurações dos agentes que estão associadas a esta propriedade.

Adicionar agente

Os agentes são como addons para as atividades do Workflow. O mais utilizado é o "mail_smtp" cuja função é enviar e-mails de acordo com eventos da atividade (início da atividade, fim da atividade, etc.).

Usuário Padrão

É o usuário que receberá a atividade caso não seja, explicitamente, especificado outro.

Attachments