wiki:WF/Atividades

Version 11 (modified by viani, 14 years ago) (diff)

--

Atividades

Nesta interface, o desenvolvedor administra o fluxo do seu processo, registrando as atividades, as transições e os perfis de acesso para cada atividade. Clique no link 'gráfico' para ver um desenho do fluxo.

interface_desenvolvimento_atividades.png

Nome

É o nome da atividade. Pode conter quaisquer caracteres (espaço, caracteres acentuados, etc.). Em um mesmo processo, não podem coexistir atividades com o mesmo nome. Este nome também será utilizado no menu do processo, sendo, portanto, de fundamental importância que o nome seja explicativo. Usar verbos no infinitivo para indicar ação, p.ex: executar, emitir, compor, revisar.

Descrição

Descrição do que a atividade faz. Esta informação poderá ser consultada pelo usuário do processo através do menu "Sobre o processo".

Tipo

O tipo da atividade. Pode ser: start, end, activity, switch, split, join, standalone e view.

O significado de cada tipo pode ser encontrada no documento Conceitos Básicos

Propriedades

Interativa: indica se uma atividade requer interação com o usuário (checkbox assinalada) ou se deve ser executada automaticamente (checkbox não assinalada).

Roteamento automático: indica se a atividade deve passar para a próxima atividade automaticamente ao ser completada (checkbox assinalada) ou se deve ser passada para a próxima atividade explicitamente (checkbox não assinalada).

Caminho do menu

Esta propriedade é utilizada principalmente para a geração de submenus para uma atividade. Os níveis de submenu são delimitados pelo caractere '/'. Exemplo, supondo que temos uma atividade de nome "Cadastrar Clientes". Se a propriedade "Caminho do menu" estiver vazia, a atividade será listada no nível zero do menu. Se "Caminho do menu" possuir o valor "Cadastro", a atividade estará listada da seguinte maneira: "Cadastro... => Cadastrar Clientes". Se "Caminho do menu" possuir o valor "Cadastro/Cliente?", a atividade estará listada da seguinte maneira: "Cadastro... => Cliente... => Cadastrar Clientes". Como pode ser observado, a propriedade "Caminho do menu" não deve terminar com '/' e, nos caminhos até chegar à atividade, são incluídas reticências ('...').

Um outro uso que esta propriedade possui é o de ocultar uma atividade do menu. Neste caso, basta colocar o caractere '!' no valor da propriedade. Esta funcionalidade é particularmente útil quando se faz necessário desenvolver um processo sem fluxo. Como a engine não permite ativar um processo sem atividade start e atividade end (com um caminho válido, transições, entre elas), a atividade start é escondida pela utilização da propriedade 'Caminho do menu'.

Adicionar transições

Adiciona transições de ou para a atividade que está sendo cadastrada

Perfis associados a esta atividade

Perfis que têm permissão para executar a atividade que está sendo cadastrada.Nesta mesma área,também é possível cadastrar um novo perfil.Os perfis e os usuários que nele estão são administrados na interface de perfis,veja o documento "Perfis" para maiores detalhes.Podem ser associados mais de um perfil por atividade.Os nomes dos perfis tem que ser únicos no processo, mas podem se repetir entre processos diferentes.

Agentes assinalados para esta atividade

Nesta área estão as configurações dos agentes que estão associadas a esta propriedade.

O único agente disponível no momento é o agente de correio smtp? que automatiza o envio de mensagens em um atividade do processo.

Adicionar agente

Os agentes são como addons para as atividades do Workflow. O mais utilizado é o "mail_smtp" cuja função é enviar e-mails de acordo com eventos da atividade (início da atividade, fim da atividade, etc.).

Usuário Padrão

Para cada atividade do processo é possível associar um perfil padrão ou um usuário específico, que receberá as instâncias do processo caso o desenvolvedor não especifique o usuário/perfil responsável pela execução ou tenha ocorrido alguma inconsistência no andamento do fluxo da atividade anterior até a atividade atual.

Durante o roteamento, se o workflow não conseguir identificar para quem a instância deve ser enviada, ele verifica se existe um perfil ou um usuário padrão e envia a instância para um deles. Caso nenhum dos dois exista, a instância é enviada para *, ou seja, todos com acesso à atividade recebem a instância.

Attachments