Changes between Version 5 and Version 6 of WF/Faq


Ignore:
Timestamp:
03/11/08 17:51:36 (16 years ago)
Author:
viani
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/Faq

    v5 v6  
    1 = Faq = 
    2 [[TOC(heading=Workflow,depth=1,WF/Changelog,WF/Documentacao,WF/Instalacao,WF/Links,WF/Propostas)]] 
     1= Perguntas mais Frequentes sobre Desenvolvimento = 
     2[[WikiInclude(WF/tableofcontents)]] 
    33 
    44== Como posso dar acesso aos meus processos e/ou atividades a um grupo de usuários? == 
     
    88== Como posso dar acesso à administração de processos para um usuário que não é administrador do Expresso? == 
    99 
    10 Primeiramente, o administrador do Expresso, deve promover o usuário à condição de administrador do Workflow. Isto é feito através do módulo de administração, editando a conta do usuário e clicando no link Permissões de Acesso. Na página apresentada a seguir, existe um link que dá este direito ao usuário em edição. 
     10Primeiramente, o administrador do Expresso, deve promover o usuário à condição de administrador do Workflow. Isto é feito através do próprio módulo de workflow, no link "Lista de Controle de Acesso", que está no menu lateral esquerdo. Nesta página, clique na aba "Administração", e inclua os usuários desejados. 
    1111 
    1212Depois que o acesso foi liberado, o novo usuário administrador do Workflow, terá um novo link no seu menu do módulo: Administrar Processos. Este link conduz a uma página onde podem ser criados novos processos. 
    1313 
    14 Havendo a necessidade de mais de um administrador por processo, o administrador do Expresso poderá registrar novos administradores através do link Lista de Controle de Acesso que está disponível, para ele somente, no menu do módulo de Workflow. 
     14Havendo a necessidade de liberar acesso de administração a um processo já existente, primeiro cadastre o usuário como administrador do Workflow, e depois o inclua como administrador do processo desejado. Esta última parte pode ser feita na "Lista de Controle de Acesso", aba "Processos". 
    1515 
    1616== O que significam, afinal, o termos: processos, atividades, instâncias, ítens de trabalhos e agentes? == 
    1717 
    18 Quando se trabalha com Workflow, existe efetivamente uma terminologia. Mas as coisas são simples na realizade: 
     18Quando se trabalha com Workflow, existe efetivamente uma terminologia. Mas as coisas são simples na realidade: 
    1919 
    2020''Processo:'' um processo é um fluxo, ele pode ser um sistema de gerenciamento de ocorrências, um controle de viagens, um CRM ou qualquer outra coisa que você queira. 
     
    3030''Ítem de trabalho:'' este elemento está disponível apenas para usuários com privilégios avançados. Ele é um registro histórico do andamento da instância. Sempre que uma instância completar uma atividade, em um processo, um ítem de trabalho (workitem) será gerado. Este ítem de trabalho pode dar informações detalhadas sobre a execução da atividade. 
    3131 
    32 ''Agente:'' um agente é uma aplicação que interage com o motor de workflow para prover serviços externos. Por enquanto, existe apenas um agente codificado, cuja finalidade é o envio de emails. Este agente está disponível para utilização nas atividades dos processos, e integra-se à API do eGroupware (Expresso) para entrega de mensagens. 
     32''Agente:'' um agente é uma aplicação que interage com o motor de workflow (Galaxia) para prover serviços externos. Por enquanto, existe apenas um agente codificado, cuja finalidade é o envio de emails. Este agente está disponível para utilização nas atividades dos processos, e integra-se à API do eGroupware (Expresso) para entrega de mensagens. 
    3333 
    3434== Quais são os diferentes tipos de atividades? == 
     
    5454== O que são Perfis e como eles interagem com usuários e grupos? == 
    5555 
    56 Perfis são, na verdade, usuários vituais. Para cada atividade interativa, pode-se definir um ou mais perfis. Estes perfis são válidos para o processo e podem ser reutilizados em outras atividades. Tomando como exemplo um processo de registro de ocorrências, pode-se ter os perfis: compositor, avaliador, distribuidor, executor, etc. 
     56Perfis são, na verdade, usuários vituais. Para cada atividade interativa, pode-se definir um ou mais perfis. Estes perfis são válidos para todo o processo e podem ser reutilizados em outras atividades. Tomando como exemplo um processo de registro de ocorrências, pode-se ter os perfis: compositor, avaliador, distribuidor, executor, etc. 
    5757 
    5858Depois que os perfis estiverem cadastrados, deve-se associá-los a usuários e/ou grupos de usuários, de modo que o motor de workflow possa saber quem atua nos perfis. Pode-se mapear mais de um usuário ou grupo ao mesmo perfil. 
     
    6666---- 
    6767 
    68 Esta página foi traduzida das [http://www.egroupware.org/specialpages/index.php?page_name=wiki&domain=developers&wikipage=Work-flow+engine wiki pages] do módulo Workflow no projeto eGroupware. Algumas perguntas e respostas foram adicionadas pela Celepar. 
     68Esta página foi traduzida das [http://www.egroupware.org/specialpages/index.php?page_name=wiki&domain=developers&wikipage=Work-flow+engine wiki pages] do módulo Workflow no projeto eGroupware. Algumas perguntas e respostas foram modificadas/adicionadas pela Celepar.