wiki:WF/Faqintro

Perguntas mais Frequentes

Quais as Habilidades Necessárias para ser um Desenvolvedor?

Boa parte do desenvolvimento dos processos é automatizada pelo módulo, mas existe necessidade de programar o código das atividades e criar os templates dos formulários. Com um conhecimento básico de Php, Html, Javascript e Css já é possível desenvolver processos de workflow, baseados nos exemplos fornecidos com o módulo.

Qual o Tempo de Desenvolvimento de um Processo?

Isso depende da complexidade do processo. É interessante fazer uma análise prévia do sistema, antes de sair programando o código. Com essa documentação fica mais fácil desenvolver e reduz-se a probabilidade de erros durante o projeto. Na etapa de codificação do projeto, o módulo fornece várias ferramentas para automatizar o desenvolvimento, como plugin para seleção de usuários, upload e download de arquivos, controle de acesso, cabeçalho e rodapé, etc, que diminuem o tempo de programação.

Exite Alguma Interface Gráfica de Desenvolvimento?

Ainda não, mas estamos pesquisando como implantar isso. Atualmente o fluxo do processo é registrado através de formulários. Um para os dados básicos do processo, outro para as atividades e transições e outro para os perfis. Depois de pronto é possível extrair o gráfico do processo.

Existe Algum Gerador Automático de Formulários?

Ainda não. Esta seria uma ferramenta interessande de ser implementada para automatizar a criação de processos mais simples. Porém aqueles processos mais complexos, com muitas variações e condições, fatalmente irão necessitar intervenção manual no desenvolvimento, para ajustar os detalhes que uma ferramenta automática não consegue fazer.

É Possível Migrar Aplicações de Outros Frameworks para o Workflow do Expresso?

Tem-se geralmente três tipos de Sistemas:

  1. Sistemas tradicionais: são aplicações que possuem características singulares e nenhum fluxo de trabalho, como por exemplo um sistema de controle de estoque. Caso exista algum fluxo neste tipo de sistema, será mínimo e restrito a uma parte do sistema;
  2. Publicação de conteúdo: são aplicações para divulgação de informação, como cadastros, listas telefônicas, etc;
  3. Processos de workflow: são aplicações que apresentam um fluxo bem definido do ínicio ao final do processamento, como por exemplo, um fluxo para reserva de recursos, ou um fluxo de aprovação de documentos.

Nos dois primeiros casos, o módulo de workflow do Expresso pode ser usado, mas não é a melhor indicação porque não existe fluxo, ou ele é parcial. Já os outros sistemas da categoria 3 são indicados para migração.