Changes between Version 15 and Version 16 of WF/IntroducaoaoGalaxia


Ignore:
Timestamp:
03/18/08 08:19:32 (16 years ago)
Author:
drovetto
Comment:

Pequenas correções e, mudanças na forma como algumas frases estavam escritas.

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/IntroducaoaoGalaxia

    v15 v16  
    66'''Processo''' 
    77 
    8 Um processo é definido como um conjunto de atividades que devem ser executadas para atingir um objetivo. Um processo no Galaxia equivale a um processo de negócio da empresa. As atividades do processo são conectadas entre si através de transições, definindo o que deve ser feito quando um atividade for completada. 
     8Um processo é definido como um conjunto de atividades que devem ser executadas para atingir um objetivo. Um processo no Galaxia equivale a um processo de negócio da empresa. As atividades do processo são conectadas entre si através de transições, definindo o que deve ser feito quando uma atividade for completada. 
    99 
    1010'''Atividade''' 
     
    1414'''Transição''' 
    1515 
    16 As transições definem qual atividade, ou atividades, vem antes que uma atividade seja executada e depois que for completada. 
     16As transições definem qual atividade, ou atividades, vem antes que uma atividade seja executada e depois que for completada. Ou seja, definem as possíveis transições entre as várias atividades. 
    1717 
    1818'''Perfil''' 
     
    5050'''Start''' 
    5151 
    52 Atividades do tipo start são representadas por um círculo. Cada processo deve ter ao menos uma atividade start. A atividade start é a responsável por criar a instância do processo. É a única que pode ser executada sem que o processo esteja instanciado. Um processo pode ter mais de uma atividade start, mas isto não é muito comum. Nenhuma transição pode resultar como entrada de uma atividade start, e deve haver apenas uma transição de saída para a atividade start. 
     52Atividades do tipo start são representadas por um círculo. Cada processo deve ter ao menos uma atividade start. A atividade start é a responsável por criar a instância do processo. É a única que pode ser executada sem que o processo esteja instanciado. Um processo pode ter mais de uma atividade start, mas isto não é muito comum. Nenhuma transição pode levar o fluxo de execução para uma atividade start, e deve haver apenas uma transição de saída da atividade start. 
    5353 
    5454'''End''' 
    5555 
    56 A atividade end representa o fim do processo. Quando uma instância chega à atividade end, o processo é considerado concluído. Processos podem ter apenas uma atividade end. Isto não significa que uma processo não possa terminar de diferentes maneiras, mas a atividade end é o ponto final de todas. A maneira como o processo finaliza, depende das atividades visitadas anteriormente. No Galaxia a atividade end é representada usando um círculo duplo. Uma atividade end pode ter diversas transições de entrada, mas somente uma transição de saída é permitida. 
     56A atividade end representa o fim do processo. Quando uma instância chega à atividade end, o processo é considerado concluído. Processos podem ter apenas uma atividade end. Isto não significa que uma processo não possa terminar de diferentes maneiras, mas a atividade end é o ponto final de todas. A maneira como o processo finaliza, depende das atividades visitadas anteriormente. No Galaxia a atividade end é representada usando duas circunferências concêntricas. Uma atividade end pode ter diversas transições de entrada, mas somente uma transição de saída é permitida. 
    5757 
    5858Regras: um processo para ser válido, deve ter ao menos um atividade start e apenas uma atividade end. Deve existir ao menos um caminho que leve do início ao fim. 
     
    7272'''Join''' 
    7373 
    74 Uma atividade join é usada para reagrupar instâncias que foram separadas por uma atividade split. Quando uma instância chega a uma atividade join, o motor verifica se a instância também está presente em alguma outra atividade. Se estiver, a instância deve aguardar, na atividade join até que todas as cópias da instânicia alcancem a atividade join. Quando todas as cópias da instância chegarem na atividade join, a instância será direcionada para a próxima atividade. As atividades join podem ter diversas transições de entrada (mais de uma é esperada) e podem ter apenas uma atividade de saída. Atividades join são representadas por um triângulo invertido. 
     74Uma atividade join é usada para reagrupar instâncias que foram separadas por uma atividade split. Quando uma instância chega a uma atividade join, o motor verifica se a instância também está presente em alguma outra atividade. Se estiver, a instância deve aguardar, na atividade join até que todas as cópias da instânicia alcancem a atividade join. Quando todas as cópias da instância chegarem na atividade join, a instância será direcionada para a próxima atividade. As atividades join podem ter diversas transições de entrada (mais de uma é esperada) e podem ter apenas uma transição de saída. Atividades join são representadas por um triângulo invertido. 
    7575 
    7676'''Standalone''' 
    7777 
    78 Atividades isoladas são representadas por hexagonos. Uma atividade isolada não é parte do fluxo normal do processo, e por isso não está relacionada à instâncias dos processos. Uma atividade isolada pode ser executada quantas vezes o usuários quiser. Estas atividades são ideias para processamento de dados relacionados ao processos, tabelas, adicionar ítens, remover ítens, etc. Muitos processos podem ser definidos como um conjuntos de tarefas isoladas, se não existir um relacionamento entre as atividades do processo. Outros processos consistem em um fluxo principal e um conjunto auxiliar de atividades isoladas. As atividades isoladas não podem ter transições de entrada e saída. 
     78Atividades isoladas são representadas por hexágonos. Uma atividade isolada não é parte do fluxo normal do processo, e por isso não está relacionada às instâncias dos processos. Uma atividade isolada pode ser executada quantas vezes o usuários quiser. Estas atividades são ideais para processamento de dados relacionados aos processos, tabelas, adicionar ítens, remover ítens, etc. Muitos processos podem ser definidos como um conjuntos de tarefas isoladas, se não existir um relacionamento entre as atividades do processo. Outros processos consistem em um fluxo principal e um conjunto auxiliar de atividades isoladas. As atividades isoladas não possuem transições (quer sejam de entrada ou de saída). 
    7979 
    8080'''View''' 
    8181 
    82 Este é um novo tipo de atividade introduzido no eGroupware. O padrão é exibir dados de uma instância, ao usuário, utilizando um formulário padrão fornecido pelo módulo de workflow. Caso existe uma atividade view, no processo, ela será utilizado para visualização da instância, ao invés do formulário padrão. Considere este tipo de atividade como se fosse um template para as instâncias do processo, para atender às necessidades estéticas. Pode haver apenas uma atividade view por processo. 
     82Este é um novo tipo de atividade introduzido no eGroupware. O padrão é exibir dados de uma instância, ao usuário, utilizando um formulário padrão fornecido pelo módulo de Workflow. Caso exista uma atividade view, no processo, ela será utilizada para visualização da instância, ao invés do formulário padrão. Considere este tipo de atividade como se fosse um template para as instâncias do processo, para atender às necessidades estéticas. Pode haver apenas uma atividade view por processo. 
    8383 
    8484== Propriedades das atividades: Interatividade e Autoroteamento == 
     
    8686'''Interatividade''' 
    8787 
    88 No Galaxia, as atividades podem ser automáticas ou interativas. As atividades interativas são as atividades que requerem algum tipo de interação com o usuário. Estas atividades usualmente apresentam um formulário, solicitando o preenchimento de alguns campos. Após submeter a informação, a atividade é completada. As atividades automáticas, ao contrário, são executadas automaticamente pelo motor Galaxia, sem a interação do usuário. Frequentemente as atividades automáticas estão ocultas ao usuário. 
     88No Galaxia, as atividades podem ser automáticas ou interativas. As atividades interativas são as atividades que requerem algum tipo de interação com o usuário. Estas atividades usualmente apresentam um formulário, solicitando o preenchimento de alguns campos. Após submeter a informação, a atividade é completada. As atividades automáticas, ao contrário, são executadas automaticamente pelo motor Galaxia, sem a interação do usuário. Freqüentemente as atividades automáticas não são perceptíveis ao usuário. 
    8989 
    9090'''Autoroteamento''' 
    9191 
    92 Quando uma atividade é completada, o motor pode ou não automaticamente rotear a instância para próxima atividade no processo. Atividades com a propriedade "autorouting" marcada, irão rotear a instância para a próxima atividade do processo, quando a atividade for completada. Se a atividade não for "autorouting", o usuário deverá enviar a atividade, após ser completada, para permitir que o processo continue. Isto pode ser usado em atividades onde o usuário pode editar informação e revisar muitas vezes antes de decidir que a atividade está completa. 
     92Quando uma atividade é completada, o motor pode ou não automaticamente rotear a instância para próxima atividade no processo. Atividades com a propriedade "autorouting" marcada, irão rotear a instância para a próxima atividade do processo, quando a atividade anterior for completada. Se a atividade não for "autorouting", o usuário deverá enviar a atividade, após ser completada, para permitir que o processo continue. Isto pode ser usado em atividades onde o usuário pode editar informação e revisar muitas vezes antes de decidir que a atividade está completa. 
    9393 
    9494Algumas regras para a representação gráfica de fluxos de processos: 
     
    9898Setas de transição saindo de uma atividade de roteamento não automático são pretas 
    9999 
    100 Atividades interativas tem a borda azul 
     100Atividades interativas têm a borda azul 
    101101 
    102 Atividades não interativas tem a borda preta 
     102Atividades não interativas têm a borda preta 
    103103 
    104104[[Image(htdocs:wf/images/intro_galaxia_routeinter.png)]] 
     
    106106'''Processo exemplo''' 
    107107 
    108 A imagem abaixo mostra o gráfico de um processo. Este processo define requisições à biblioteca dos empregados. A atividade start (interativa) é onde o usuário informa o nome do livro e autor. Então o sistema deve verificar se o livro está disponível, na atividade "check book". Se o livro está disponível, o sistema envia o livro ao usuário, e a solicitação é aceita. Senão, a solicitação é rejeitada. As atividades automáticas "accepted" e "rejected" enviam um email para o usuário notificando-o do resultado da sua solicitação. A atividade isolada "view books" pode ser usada pelo usuário ou pelo sistema para pesquisar o catálogo. As atividades interativas estão marcadas com a borda azul. 
     108A imagem abaixo mostra o gráfico de um processo. Este processo define requisições à biblioteca dos empregados. A atividade start (interativa) é onde o usuário informa o nome do livro e autor. Então o sistema deve verificar se o livro está disponível, na atividade "check book". Se o livro está disponível, o sistema envia o livro ao usuário, e a solicitação é aceita. Senão, a solicitação é rejeitada. As atividades automáticas "accepted" e "rejected" enviam um e-mail para o usuário notificando-o do resultado da sua solicitação. A atividade isolada "view books" pode ser usada pelo usuário ou pelo sistema para pesquisar o catálogo. As atividades interativas estão marcadas com a borda azul. 
    109109 
    110110[[Image(htdocs:wf/images/intro_galaxia_cd_loans.png)]]