Changes between Version 13 and Version 14 of WF/Preambulo


Ignore:
Timestamp:
06/30/09 17:56:16 (15 years ago)
Author:
viani
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/Preambulo

    v13 v14  
    1 = Preâmbulo = 
    2 [[WikiInclude(WF/tableofcontents)]] 
     1= O que faz o módulo Workflow? = 
    32 
    4 O Expresso Livre é uma solução de correio eletrônico, agenda e catálogo de endereços inteiramente desenvolvida em software livre. Sendo uma versão customizada do projeto [http://www.egroupware.org eGroupware], o seu objetivo é fornecer aos usuários uma ferramenta econômica e eficiente para suprir estas necessidades, já que outras ferramentas proprietárias, representavam alto custo financeiro. 
     3O módulo de Workflow é um ambiente para o desenvolvimento, administração, monitoramento e execução de '''fluxos de trabalho''', também conhecidos como '''processos de workflow'''. 
    54 
    6 Além dos módulos já citados, o Expresso conta ainda com o módulo Workflow. 
     5Um processo de workflow pode ser melhor entendido como um conjunto de atividades interligadas por transições, que deve ser executado em uma ordem tal que alcançe um objetivo. Assim podemos ter diversos processos em nossa organização, como: solicitação de serviços, reserva de recursos, prestação de contas, etc. A seguir o gráfico de um suposto processo: 
    76 
    8 == O que faz o módulo Workflow? == 
     7[[Image(htdocs:wf/images/wf_solic.png)]] 
    98 
    10 O módulo de Workflow é um ambiente para o desenvolvimento, administração, monitoramento e execução de fluxos de trabalho, mais conhecidos como processos de workflow. Um processo é formado por atividades que devem ser executadas em um ordem pré-definida para alcançar um objetivo. Assim, pode-se ter um processo de 'solicitação de serviços', outro de 'autorização de despesas', e por aí vai, dependendo do que se quer programar no Workflow. 
     9Nele podemos identificar alguns elementos característicos: 
     10 
     11 * processo: é o mapeamento do fluxo em si; 
     12 * atividades: são procedimentos a serem executados; 
     13 * transições: são elementos de ligação entre as atividades que determinam o caminho que o fluxo irá seguir; 
     14 * perfis: representam o controle de acesso das atividades.  
     15 
     16Existe ainda o conceito de '''instâncias''', que representam as ocorrências de execução do processo, isto é, sempre que o fluxo for iniciado, uma instância dele será gerada. A instância irá percorrer um determinado caminho no fluxo até chegar na atividade fim. 
     17 
     18O próximo documento explicará melhor os conceitos de workflow aqui introduzidos.