wiki:WF/Processos

Version 20 (modified by viani, 16 years ago) (diff)

--

Processos

WikiInclude(WF/tableofcontents)?

Ao entrar na interface de administração, a porção superior da página lista o formulário para cadastramento de um novo processo. Na porção inferior da página estão listados os processos em que o usuário é administrador. O desenvolvedor tem a opção de cadastrar um novo processo ou clicar sobre o nome de um processo já cadastrado, para editar as propriedades já registradas.

interface_desenvolvimento_processos.png

Nome do processo

O nome do processo que será criado. Por padrão, ao se criar um processo, assume-se que sua versão será 1.0. Existe ainda uma outra propriedade, derivada do nome do processo, acessível ao codificar-se o processo, que é o nome normalizado. Por exemplo:

Nome: Processo Básico 1.0

Nome normalizado: Processo_Bsico_10

Descrição

A descrição do processo. Esta informação poderá ser consultada pelo usuário do processo através do menu "Sobre o processo".

Está ativo?

Indica se o processo está ativo (checkbox assinalada) ou não (checkbox não assinalada). Se a opção for desligada, o processo não aparecerá na aba de processos da interface do usuário.

Valores de configuração

1. Opções para atividades em execução

  • Liberação automática ao sair da atividade: se habilitada, esta propriedade fará com que a atividade, ao ser encerrada, saia da posse do usuário e vá para o perfil;
  • Executar atividade em modo de depuração: define se erros PHP serão exibidos na tela (navegador). O padrão é ocultá-los. Durante o desenvolvimento é interessante ligar esta propriedade, mas quando o processo passar para homologação, ou produção, deve ser desligada.
  • Executar atividades utilizando conexão segura: se habilitado fará com que todas as atividades do processo sejam executadas utilizando ssl. É necessário que exista um certificado registrado no servidor web, e que a variável global $GLOBALS['phpgw_info']['server']['use_https'] esteja definida como '1' no arquivo header.inc.php;

2. Opções gráficas

  • Mostrar perfis: define se, no gráfico do processo, o perfil de uma atividade será exibido (entre colchetes).
  • Tamanho da fonte: o tamanho da fonte utilizada neste gráfico.

3. Opções de Direitos para Ações

Estas opções, se habilitadas, estarão visíveis na aba de tarefas pendentes, na coluna de ações, quando o usuário clicar no botão 'mais ações'.

  • a posse garante o direito de abortar: define se a posse de uma instância deste processo garante o direito de abortar esta instância.
  • a posse garante o direito de lançar exceção: define se a posse de uma instância deste processo garante o direito colocar esta instância em exceção.
  • a posse garante o direito de liberar: define se a posse de uma instância deste processo garante o direito de liberar (deixar para que qualquer usuário do perfil possa capturá-la) esta instância.
  • perfil garante o direito de abortar: define se um usuário no perfil associado à atividade de uma instância garante o direito de abortar esta instância.
  • perfil garante o direito de liberar: define se um usuário no perfil associado à atividade de uma instância garante o direito de liberar esta instância.
  • perfil garante o direito de lançar exceção: define se um usuário no perfil associado à atividade de uma instância garante o direito de colocar esta instância em exceção.
  • desabilitar ações avançadas: desabilita as opções de "liberar acesso", "transformar em exceção", "abortar" e "monitorar" (acessíveis na aba de Tarefas Pendentes).

4. Opções de banco de dados

  • Nome do banco de dados: o nome do banco de dados (e.g., workflow).
  • Usuário: o usuário deste banco de dados.
  • Senha: a senha deste usuário.

Aqui cabe uma explicação de como o Workflow faz uso de banco de dados:

Na instalação do módulo, foi criado o banco 'Workflow', para armazenamento dos dados dos processos em si. Caso o desenvolvedor queira fazer uso deste banco, deverá criar um schema para o seu processo, e também um usuário administrador, com senha.

Por exemplo, supondo a existência de um processo de solicitação de serviços, pode-se criar no banco 'Workflow':

Banco: workflow

Schema: solicitacao

Usuário: admin_solicitacao

Senha: qualquer

5. Opções de visualização

  • Altura do iframe de visualização: define, em pixels, o altura do iframe para visualização de instância na aba de tarefas pendentes (padrão 180px). Aumente este valor caso algum processo possua muita informação para ser exibida.

6. Agente de Correio Smtp

  • Profile do correio smtp: o profile de agente smtp que será utilizado para enviar e-mails. Recomenda-se a utilização do profile já configurado para envio de e-mails do módulo de e-mail;
  • Assinatura do correio smtp: texto a ser anexado ao final das mensagens enviadas. (Não utilizado);
  • Prefixo de link local do correio smtp: o prefixo que será utilizado pela engine na construção de links locais (onde não é especificado http://);
  • Depurar correio smtp: se habilitada, mostra informações sobre o envio do email, a cada passo executado pelo agente de correio.

Valores de configuração herdados da configuração global do módulo Workflow

Os ítens de configuração descritos anteriormente, são específicos para cada processo, isto é, podem variar de um processo para outro. Existem outros parâmetros, porém, que são globais para todo o módulo Workflow. Este parâmetros devem ser configurados uma única vez, quando o módulo for instalado, e alterados com cuidado, quando necessário. Veja como definir estes valores no documento Configuração Avançada?.

Attachments