wiki:WF/acoesemmassa

Version 2 (modified by viani, 14 years ago) (diff)

--

Ações em Massa

É possível a execução de algumas ações em massa. Ou seja, a mesma ação para todas as instâncias listadas na interface de monitoramento (sendo possível a utilização de filtros para restringir as ações). Atualmente, duas ações estão disponíveis: (1) envio de e-mail (no caso das instâncias ativas) e; (2) remoção de instâncias (no caso das instâncias finalizadas).

Enviar Email

Com o envio de email é possível alertar os usuários sobre situações que necessitam a sua intervenção, como por exemplo, instâncias paradas a muito tempo com determinado usuário. Primeiramente filtre as instâncias que deseja, e depois clique no envio de email para compor uma mensagem de aviso. Segue uma imagem da página de envio de email:

monitoramento_filtro2.png

Será exibido um texto de email padrão, mas pode-se modificar o texto conforme necessário. Existem variáveis de substituição (inciadas e terminadas pelo caracter %) que estando presentes no texto serão, no momento da execução, trocas pelos valores que representam. São elas:

monitoramento_filtro3.png

Quando terminar de compor o email, clique no botão Preview para ver como ficará, antes de enviá-lo definitivamente.

Existe ainda uma opção adicional para indicar como as instâncias serão relacionadas no email:

  • Um email por usuário: irá montar um email único e listar dentro dele cada instância. Útil caso o número de instâncias seja grande;
  • Um email por instância: nesta opção, para cada instância filtrada, será gerado um email.

Remover Instâncias

Esta ação está disponível somente para as instâncias finalizadas e, tem como objetivo a remoção das instâncias finalizadas que satisfazem o critério de filtragem, se este for empregado. Um dos motivos que que podem exigir a exclusão de instâncias é a liberação de espaço no banco de dados, já que, além das instâncias, seus ítens de trabalho (que podem ocupar grande espaço em disco) também são excluídos.

Attachments