wiki:WF/apresentacao

Version 5 (modified by viani, 10 years ago) (diff)

--

Modulo de Desenvolvimento de Aplicações para o Expresso

O que é

É uma ferramenta para desenvolvimento rápido de aplicações para serem utilizadas de forma integrada ao ambiente Expresso. Utilizando o módulo o programador pode criar aplicações para atender a várias necessidades corporativas utilizando as funcionalidades do ambiente expresso e de fluxo de processos no modelo de workflow. Fornece também integração simplificada com banco de dados PostgreSQL e uma interface de desenvolvimento de páginas baseada na metodologia WYSIWYG.

Grande parte das necessidades do programa são geradas automaticamente pela ferramenta de "Geração de Aplicativos", reduzindo significativamente o tempo de análise e desenvolvimento. O módulo utiliza o padrão de arquitetura de software Model-view-controles (MVC), que separa a lógica do negócio da interface humano-computador, fornecendo um ambiente de fácil manutenção e alto desacoplamento.

O módulo pode ser utilizado também como uma ferramenta capaz de prover serviços podendo ser integrada com aplicações já existentes ou em desenvolvimento que necessitem implementar funcionalidades fornecidas por sistemas ativos no módulo.

Como Funciona

O desenvolvedor utiliza o framework de desenvolvimento definindo as funcionalidades que deseja dar a aplicação. A partir destas informações é gerado um script de instalação, que ao ser executado, cria o ambiente da aplicação contendo uma estrutura de pastas baseadas no modelo e código básico para o funcionamento da aplicação.

O desenvolvedor pode então criar suas interfaces humano-computador, utilizando a ferramenta de criação fornecida com o framework, ou integrar aplicativos utilizando chamadas http padronizadas e retornando um documento XML.

Facilidades

  • Integração com o ambiente expresso;
  • Ganho de tempo no desenvolvimento de aplicações simples ou complexas;
  • Conjunto de bibliotecas para integração com ambiente expresso;
  • Possibilidade de utilizar a aplicação como serviço;
  • Padronização do ambiente de desenvolvimento;
  • Facilidade na criação de aplicativos que utilizem fluxo de atividades;
  • Ampla documentação para auxiliar o desenvolvimento de aplicativos.