Changes between Version 9 and Version 10 of WF/camadacontroller


Ignore:
Timestamp:
07/08/08 09:25:56 (16 years ago)
Author:
drovetto
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/camadacontroller

    v9 v10  
    5151}}} 
    5252 
    53 Neste exemplo, a função run() recebe como parâmetro a ação a ser executada, e o método dispatch() está encarregado de executar a função de controle correspondente. Assim, se for passada a ação 'salvar' será executado o método Salvar() desta mesma classe. Antes disto, porém foi realizada a conexão com o banco de dados, através do comando $this->model->DAO->connect(), mas isto é opcional. 
     53Neste exemplo, o método run() recebe como parâmetro a ação a ser executada, e o método dispatch() está encarregado de executar o método de controle correspondente. Assim, se for passada a ação 'salvar' será executado o método salvar() desta mesma classe. Antes disto, porém foi realizada a conexão com o banco de dados, através do comando $this->model->DAO->connect(), mas isto é opcional. 
    5454 
    5555Caso nenhuma ação seja recebida, será executado o método !__default(), também definido nesta classe. 
    5656 
    57 Note que para cada ação que for necessária na atividade, deverá existir uma função correspondente na camada Controller. 
     57Note que para cada ação que for necessária na atividade, deverá existir um método correspondente na camada Controller. 
    5858 
    59 Analisando a função Salvar(), vemos que a mesma faz uso da camada Model para executar a operação de salvamento (negócio) e caso obtenha sucesso irá carregar os dados na camada View e a seguir definir qual o template a ser usado para mostrar os dados. 
     59Analisando o método salvar(), vemos que o mesmo faz uso da camada Model para executar a operação de salvamento (negócio) e caso obtenha sucesso irá carregar os dados na camada View e a seguir definir qual o template será usado para mostrar os dados. 
    6060 
    61 Tudo que foi falado até aqui sobre a camada Controller está contido no escopo da atividade, mas note que na definição da classe Controller, existe uma heranca de outra classe, representado pela cláusula 'extends Controller'. Isso significa que existe uma classe superior (pai) da qual a classe em questão é filha. Na classe pai existem métodos que são comuns a todos as classes Controller das atividades. Esta maneira de programar por objetos, com herança, é fundamental para evitar a repetição de código. 
     61Tudo que foi falado até aqui sobre a camada Controller está contido no escopo da atividade, mas note que na definição da classe Controller, existe uma herança de outra classe, representado pela cláusula 'extends Controller'. Isso significa que existe uma classe superior (pai) da qual a classe em questão é filha. Na classe pai existem métodos que são comuns a todos as classes Controller das atividades do processo em questão. Esta maneira de programar por objetos, com herança, é fundamental para evitar a repetição de código. 
    6262 
    6363Continuando com o exemplo, teremos uma classe Controller, a nível de processo, cujo código está exemplificado a seguir. Esta classe também fica armazena no diretório 'code', e nome do arquivo deve seguir o formato class.Controller.inc.php