Changes between Version 5 and Version 6 of WF/camadacontroller


Ignore:
Timestamp:
07/08/08 09:09:13 (16 years ago)
Author:
viani
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/camadacontroller

    v5 v6  
    22[[WikiInclude(WF/tableofcontents)]] 
    33 
    4 Por definição, a camada de Controle faz o gerenciamento entre o usuário, as Views (interfaces) e o Model (funções do sistema). Ela  
     4Por definição, a camada de Controle faz o gerenciamento entre o usuário, as Views (interfaces) e a Model (funções do sistema). Ela  
    55deve saber apenas quais são as funções do sistema e não como implementá-las. Será responsável por receber as  
    66solicitações de serviços vindas do usuário, chamar a implementação da Model correspondente e com base na resposta, encaminhar uma interface (View) adequada de volta ao usuário. 
    77 
    8 Cada atividade do processo deverá ter uma classe de Controle, representada por um arquivo que a contenha. O local de armazenamento do arquivo é o diretório 'code' da estrutura apresentada anteriormente, e o formato do nome deve seguir o padrão class.!AtividadeController.inc.php. Se preferir editar os arquivos de controle pela web, eles ficam na pasta 'includes' da interface de codificação. 
     8Cada atividade do processo deverá ter uma classe de Controle, representada por um arquivo que a contenha. O local de armazenamento do arquivo é o diretório 'code' da estrutura apresentada anteriormente, e o formato do nome deve seguir o padrão class.!AtividadeController.inc.php. Se preferir editar os arquivos de controle pela web, eles ficam na pasta 'includes' da [wiki:WF/Edicaodecodigo Edição interface de codificação]. 
    99 
    1010Exemplo de uma classe Controller de uma atividade: 
     
    7373Analisando a função Salvar(), vemos que a mesma faz uso da camada Model para executar a operação de salvamento (negócio) e caso obtenha sucesso irá carregar os dados na camada View e a seguir definir qual o template a ser usado para mostrar os dados. 
    7474 
    75 Tudo que foi falado até aqui sobre a camada Controller diz respeito ao código da atividade, mas note que na definição da classe Controller, existe uma heranca de outra classe, representado pela cláusula 'extends Controller'. Isso significa que existe uma classe superior (pai) da qual a classe em questão é filha. Na classe pai existem métodos que são comuns a todos as classes Controller das atividades. Esta maneira de programar por objetos, com herança, é fundamental para evitar a repetição de código. 
     75Tudo que foi falado até aqui sobre a camada Controller está contido no escopo da atividade, mas note que na definição da classe Controller, existe uma heranca de outra classe, representado pela cláusula 'extends Controller'. Isso significa que existe uma classe superior (pai) da qual a classe em questão é filha. Na classe pai existem métodos que são comuns a todos as classes Controller das atividades. Esta maneira de programar por objetos, com herança, é fundamental para evitar a repetição de código. 
    7676 
    77 Continuando com o exemplo, teremos uma classe Controller, a nível de processo, cujo código está a seguir. Esta classe também fica armazena no diretório 'code', e nome do arquivo deve seguir o formato class.Controller.inc.php 
     77Continuando com o exemplo, teremos uma classe Controller, a nível de processo, cujo código está exemplificado a seguir. Esta classe também fica armazena no diretório 'code', e nome do arquivo deve seguir o formato class.Controller.inc.php 
    7878 
    7979{{{ 
     
    176176  * Controller: estende o nível de módulo. Age somente sobre as atividades dos processos; 
    177177  * !AtividadeController: estende os níveis anteriores. Recebe e responde as requisições do usuário final dos processos.                 
    178