wiki:WF/criarestruturaarquivos

Version 11 (modified by viani, 14 years ago) (diff)

--

Criar Estrutura de Arquivos

1 Descrição

O desenvolvedor do sistema deverá criar uma estrutura mínima de classes que promovem a integração com as funcionalidades do sistema de desenvolvimento de aplicações. Estes arquivos tem por objetivo facilitar o desenvolvimento da aplicação oferecendo automatização do processo. O mecanismo de funcionamento do sistema exige a existência destas classes e toda integração com a aplicação será feita a partir da instanciação de objetos gerados a partir destas.

A camada view não depende da implementação de nenhum arquivo padronizado mas é fortemente recomendado a utilização das ferramentas propostas pela aplicação para integração. Esta exibilidade da-se pelo fato do motor do sistema de desenvolvimento de aplicações atuar como um provedor de serviços onde atende a chamadas que respeitam determinados padrões sintáticos.

A camada controller é totalmente fornedida pelo sistema do módulo e não necessita de arquivos implementados pelo desenvolvedor.

Para a camada model, toda classe que necessitar recursos do módulo/Expresso, derá extender a classe MainModel, que será responsável por acessar os recursos do sistema. A classe de negócio deverá implementar métodos definidos em ImplementModel, conforme especificado a seguir.

  • class Model extends MainModel implements ImplementModel
    • function initialize
    • function destruct

A classe MainModel deve implementar métodos para acessar a biblioteca, registrando as classes quando utilizadas. Todos os objetos de biblioteca instanciados devem ser avaliados no destrutor da classe.

O sistema deve prover informações para disponibilizar o caminho das bibliotecas da aplicação principal para incluir as classes Main e Implement.

2 Atores

Desenvolvedores do sistema

3 Pré-condições

  1. Ter realizado o UC Criar Estrutura de Pastas
  2. Ter acesso administrativo à aplicação

4 Eventos

  1. Desenvolvedor da aplicação utiliza ferramenta para a geração da estrutura de arquivos e permissões. {A1}{E1}
  2. Sistema cria os arquivos da camada model, baseado nos dados de classes e ações contidos no arquivo arquivo de configuração.

5 Eventos Alternativos

{A1}a. Desenvolvedor copia arquivos básicos do sistema para as camadas adequadas

{A2}b. Desenvolvedor do sistema cria permissões de acesso aos arquivos

6 Tratamento de Erros

{E1} Caso não consiga criar arquivo da aplicação, envia mensagem {M1}, se o usuário opta por Cancelar encerra o fluxo, caso opte por Ignorar executa a próxima instrução, se optar por Tentar novamente o sistema deve executar a linha que provocou o erro.

7 Mensagem

{M1} Não foi possivel criar o arquivo {Nome da Pasta} Ignorar | Tentar Novamente | Cancelar

8 Pós-condições

Estrutura básica de arquivos para ser utilizada pela aplicação.

9 Regras de Negócio

Não relevante.

10 Telas Envolvidas

Não relevante.

11 Notas