wiki:WF/criarestruturaarquivos

Version 7 (modified by viani, 10 years ago) (diff)

--

Criar Estrutura de Arquivos

1 Descrição

O desenvolvedor do sistema deverá criar uma estrutura mínima de classes que promovem a integração com as funcionalidades do sistema de desenvolvimento de aplicações. Estes arquivos tem por objetivo facilitar o desenvolvimento da aplicação oferecendo automatização do processo. O mecanismo de funcionamento do sistema exige a existência destas classes e toda integração com a aplicação será feita a partir da instanciação de objetos gerados a partir destas.

A camada view não depende da implementação de nenhum arquivo padronizado mas é fortemente recomendado a utilização das ferramentas propostas pela aplicação para integração. Esta exibilidade da-se pelo fato do motor do sistema de desenvolvimento de aplicações atuar como um provedor de serviços onde atende a chamadas que respeitam determinados padrões sintáticos.

Na camada controler é necessário um arquivo chamado controler.class.php, que deverá extender a classe MainController e implementar os métodos definidos pela interface ImplementController. A classe MainControler implementa o construtor e o destrutor padrão da classe, prove um método checkAccess, para validação de acesso, e implementa também um método default que identificará a ação solicitada e executará o código correspondente a decisão de uso. Abaixo segue a especificação do arquivo.

  • class Controler extends MainControler implements ImplementController
    • function initialize
    • function destruct

Para a camada model, toda classe que necessitar recursos do módulo/Expresso, derá extender a classe MainModel, que será responsável por acessar os recursos do sistema. A classe de negócio deverá implementar métodos definidos em ImplementModel, conforme especificado a seguir.

  • class Model extends MainModel implements ImplementModel
    • function initialize
    • function destruct

A classe MainModel deve implementar métodos para acessar a biblioteca, registrando as classes quando utilizadas. Todos os objetos de biblioteca instanciados devem ser avaliados no destrutor da classe.

O sistema deve prover informações para disponibilizar o caminho das bibliotecas da aplicação principal para incluir as classes Main e Implement.

2 Atores

  1. Desenvolvedores do sistema

3 Pré-condições

  1. Ter realizadop o UC-001 Criar Estrutura de Arquivos

4 Eventos

Desenvolvedor da aplicação utiliza ferramenta para a geração da estrutura de arquivos e permissões. {A1}

5 Eventos Alternativos

{A1}a. Desenvolvedor copia arquivos básicos do sistema para as camadas adequadas {A2}b. Desenvolvedor do sistema cria permissões de acesso aos arquivos

6 Tratamento de Erros

Não relevante

7 Mensagem

Não relevante

8 Pós-condições

Estrutura básica de pastas para ser utilizada pela aplicação.

9 Regras de Negócio

Não relevante.

10 Telas Envolvidas

Não relevante.

11 Notas