Changes between Version 3 and Version 4 of WF/criarestruturapastas


Ignore:
Timestamp:
07/30/10 16:31:19 (14 years ago)
Author:
fabianok
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/criarestruturapastas

    v3 v4  
    33== 1 Descrição == 
    44 
    5  A estrutura básica de pastas é utilizada para manter organização e coerência em nomenclatura e organização dos arquivos utilizados pela aplicação. A nomenclatura segue conceitos da arquitetura Model - View - Controler (MVC) tendo obrigatoriamente que contemplar locais para armazenamento dos arquivos relacionados as camadas, independentemente da aplicação utilizar aplicações relacionadas a visualização. 
     5A estrutura básica de pastas é utilizada para manter organização e coerência em nomenclatura e organização dos arquivos utilizados pela aplicação. A nomenclatura segue conceitos da arquitetura Model - View - Controler (MVC) tendo obrigatoriamente que contemplar locais para armazenamento dos arquivos relacionados as camadas. Independentemente da aplicação utilizar visualização HTML deverá existir a pasta view. 
    66 
    7  A estrutura básica de pastas apresenta no mínimo o seguinte formato: 
     7A estrutura básica de pastas apresenta no mínimo o seguinte formato: 
    88 
    99 * model 
     
    1212  * bo 
    1313 * view 
     14  * templates 
    1415  * js 
    1516  * css 
     
    1718  * budgets 
    1819 * controler 
    19  * communs 
    2020 * conf 
    2121 
    22  As pastas tem que permitir acesso e execução ao grupo de usuários relacionados ao servidor HTTP e não deverá ser criada em uma área de acesso via protocolo HTTP, exceto para a pasta view que pode ser acessada diretamente. O acesso as pastas devem ser implementadas de acordo com as funcionalidades da ferramenta ou linguagem de programação. 
     22As pastas tem que permitir acesso e execução ao grupo de usuários relacionados ao servidor HTTP e não deverá ser criada em uma área de acesso via protocolo HTTP. Os arquivos necessários para a visualização dos artefatos HTML como javascript, estilos e imagens são forncecidos por script PHP. O acesso ao conteúdo das pastas devem ser implementado de acordo com as funcionalidades da ferramenta ou linguagem de programação, ou seja o acesso a um arquivo não é fornecido diretamente pelo servidor web mas por uma aplicação capaz de ler o arquivo solicitado. 
    2323 
    24     Os objetos de negócio cam armazenados no subdiretório bo pasta model, objetos que fazem parte das regras de negoócios da aplicação cam armazenados na raiz da pasta model. Objetos de persistência de dados, devem ser armazendos na pasta dao e arquivos responsáveis por fornecer as propriedades utilizadas pelos arquivos dao devem ser armazendos na pasta vo. 
     24Os objetos de negócio são armazenados no subdiretório bo pasta model e extendem de uma classe abstrata com definições padão para camada model além de implementar métodos construtores e destrutores. Objetos de persistência de dados, devem ser armazendos na pasta dao e arquivos responsáveis por fornecer as propriedades utilizadas pelos arquivos dao devem ser armazendos na pasta vo. 
    2525 
    26  A pasta view oferece uma estrutura hierárquica que representa as necessidades do desenvolvimento de aplicações que utilizem interfaces HTML e a nomenclatura utilizada é bastante intuitiva para os  desenvolvedores de aplicações, exceto a pasta budgets que deve ser utilizada pelo desenvolvedor para armazenar artefatos que não estão cabem, por denição, nas outras pastas como arquivos de áudio, vídeo e arquivos pdf. 
     26A pasta view oferece uma estrutura hierárquica que representa as necessidades do desenvolvimento de aplicações que utilizem interfaces HTML e a nomenclatura utilizada é bastante intuitiva para os  desenvolvedores de aplicações, exceto a pasta budgets que deve ser utilizada pelo desenvolvedor para armazenar artefatos que não estão cabem, por denição, nas outras pastas como arquivos de áudio, vídeo e arquivos pdf. A pasta templates guarda os arquivos usados pelo framework que gera o documento HTTP a ser enviado para o cliente. 
    2727 
    28  A pasta controler é um local para armazenamento de arquivos ou aplicações responsáveis por preparar o ambiente para execução, e encaminhar a chamada para o destino correto, geralmente arquivos ou aplicativos da camada model. Nesta pasta devem ser armazenados arquivos de configuração como XMLs que tratam decisões relativas a como executar determinado pedido que tenha sido feito externamente a aplicação. 
    29  
    30  A pasta commun armazena arquivos ou programas que possam ser utilizados pelas várias camadas da aplicação, como rotinas para tratamento de texto e formatação de datas. Na pasta plugins devem ser armazenados apenas objetos relacionados a extensão de funcionalidades do sistema como ferramentas para acesso a mainframe, acesso a aplicações externas, etc.Os arquivos de configuração do sistema e constantes devem ser armazenados na pasta conf. 
     28A pasta controler é um local para armazenamento de arquivos ou aplicações responsáveis por preparar o ambiente para execução, e encaminhar a chamada para o destino correto, geralmente arquivos ou aplicativos da camada model.Os arquivos de configuração do sistema e constantes devem ser armazenados na pasta conf. 
    3129 
    3230== 2 Atores == 
     
    3937 
    4038== 4 Eventos == 
    41  * 1. Desenvolvedor do sistema cria estrutura de pastas via comandos do sistema operacional{A1}  
    42  * 2. Desenvolvedor do sistema cria permissões de acesso as pastas{A1} 
     39 * Desenvolvedor da aplicação utiliza ferramenta para a geração da estrutura de arquivos e permissões. {A1}{E1} 
    4340 
    4441== 5 Eventos Alternativos == 
    45  
    46  * A1 Desenvolvedor da aplicação utiliza ferramenta para a geração da estrutura de arquivos e permissões. {E1} 
     42 * {A1}a. Desenvolvedor do sistema cria estrutura de pastas via comandos do sistema operacional{A1}  
     43 * {A1}b. Desenvolvedor do sistema cria permissões de acesso as pastas{A1} 
    4744 
    4845== 6 Tratamento de Erros == 
    49  * Caso não consiga criar pasta sistema envia mensagem M1, se o usuário opta por Cancelar encerra o fluxo, caso opte por Ignorar executa a próxima instrução, se optar por Tentar novamente o sistema deve executar a linha que provocou o erro. 
     46 * {E1} Caso não consiga criar pasta sistema envia mensagem M1, se o usuário opta por Cancelar encerra o fluxo, caso opte por Ignorar executa a próxima instrução, se optar por Tentar novamente o sistema deve executar a linha que provocou o erro. 
    5047 
    5148== 7 Mensagem == 
     
    6158 Não relevante. 
    6259 
    63 == 10     Telas Envolvidas == 
     60== 10 Telas Envolvidas == 
    6461 
    6562 Não relevante. 
    6663 
    6764== 11 Notas == 
    68