Changes between Version 9 and Version 10 of WF/criarinterface


Ignore:
Timestamp:
10/13/10 11:08:21 (14 years ago)
Author:
viani
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/criarinterface

    v9 v10  
    33== 1 Descrição == 
    44 
    5 Uma interface de visualização é uma representação de tela Html a ser utilizada pela aplicação para apresentar ou solicitar dados ao usuário. As interfaces estão vinculadas a ações do sistema aplicativo, e são geradas pela camada de visualização, sob demanda da camada de controle. Assim, no ciclo previsto no MVC, a camada de visualização receberá um objeto de dados e promoverá a mesclagem destes dados com a interface definida para a ação. 
     5Uma interface de visualização é uma representação de tela Html a ser utilizada pela aplicação para apresentar ou solicitar dados ao usuário. As interfaces estão vinculadas a ações do sistema aplicativo, e são geradas pela camada de visualização, sob demanda da camada de controle. Assim, no ciclo previsto no MVC, a camada de visualização receberá um objeto de dados e promoverá a mesclagem destes dados com a interface definida para a ação. O resultado será um código Html a ser retornado para o cliente. Cabe ao navegador tratar o pacote de dados recebidos, e avaliando as propriedades do componente lançador da ação, decidir onde os dados serão apresentados. Uma interface não necessariamente será uma página inteira a ser apresentada, mas pode ser uma região da página a ser substituída. 
    66 
    77O framework disponibiliza uma ferramenta gráfica para desenho de interfaces, onde o desenvolvedor tem acesso a componentes, e os agrupa na interface para produzir o layout desejado. Conforme trabalha, já pode ver o resultado final, acionando uma funcionalidade de preview, que apresenta a interface como ficará para o usuário. Estão previstos componentes básicos para: 
     
    5050== 6 Tratamento de Erros == 
    5151 
    52  {E1} Caso não consiga grava a interface na pasta apropriada, envia mensagem {M1}, se o usuário opta por Cancelar encerra o fluxo, caso opte por Ignorar executa a próxima instrução, se optar por Tentar novamente o sistema deve executar a linha que provocou o erro. 
     52 {E1} Caso não consiga gravar a interface na pasta apropriada, envia mensagem {M1}. 
    5353 
    5454== 7 Mensagem == 
    5555 
    56  {M1} Não foi possivel salvar a interface {Nome da Interface} Ignorar | Tentar Novamente | Cancelar 
     56 {M1} Não foi possivel salvar a interface {Nome da Interface}. 
    5757 
    5858== 8 Pós-condições == 
     
    7070== 11 Notas == 
    7171 
    72  Considera-se uma boa prática que a transferência de dados entre as camadas MVC seja através de objetos VO. 
    73  Avaliar se deve ser obrigatória esta implementação.