Changes between Version 5 and Version 6 of WF/criarinterface


Ignore:
Timestamp:
09/29/10 15:41:46 (14 years ago)
Author:
viani
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/criarinterface

    v5 v6  
    33== 1 Descrição == 
    44 
    5 Uma interface de visualização é uma representação de tela Html a ser utilizada pela aplicação para apresentar ou solicitar dados ao usuário. As interfaces estão vinculadas a ações do sistema aplicativo, e são manipuladas pela camada de visualização, sob demanda da camada de controle. Assim, no ciclo previsto no MVC, a camada de visualização receberá um objeto de dados e promoverá a mesclagem destes dados com a interface definida para a ação. 
     5Uma interface de visualização é uma representação de tela Html a ser utilizada pela aplicação para apresentar ou solicitar dados ao usuário. As interfaces estão vinculadas a ações do sistema aplicativo, e são geradas pela camada de visualização, sob demanda da camada de controle. Assim, no ciclo previsto no MVC, a camada de visualização receberá um objeto de dados e promoverá a mesclagem destes dados com a interface definida para a ação. 
    66 
    77O framework disponibiliza uma ferramenta gráfica para desenho de interfaces, onde o desenvolvedor tem acesso a componentes, e os agrupa na interface para produzir o layout desejado. Conforme trabalha, já pode ver o resultado final, acionando uma funcionalidade de preview, que apresenta a interface como ficará para o usuário. Estão previstos componentes básicos para: 
     
    2626 * seleção de estados 
    2727 
    28 Cada componente possui um conjunto de propriedades, pertinentes ao seu tipo, e alguns terão opção de ação vinculada a método da camada de negócio. Quando esta vinculação ocorrer, a requisição deverá ser do tipo Ajax. Também está prevista a carga de bibliotecas javascript da aplicação e utilização de funcionalidades destas bibliotecas pelos componentes. Existirão outras bibliotecas Javascript padrão, a serem utilizadas nativamente pela interface. A interface utilizará obrigatoriamente o template css definido para o ambiente. Componentes onde é possível a exibição de valores do tipo lista, possuirão uma propriedade especial onde é possível definir uma classe e método de negócio responsável por recuperar os valores da lista. 
     28Cada componente possui um conjunto de propriedades, pertinentes ao seu tipo, e alguns terão opção de ação vinculada a método da camada de negócio. Quando esta vinculação ocorrer, a requisição deverá ser do tipo Ajax, e deverá estar indicada uma função javascript que tratará os dados de retorno ou um componente que será populado com os dados de retorno. Também está prevista a carga de bibliotecas javascript da aplicação e utilização de funcionalidades destas bibliotecas pelos componentes. Existirão outras bibliotecas Javascript padrão, a serem utilizadas nativamente pela interface. A interface utilizará obrigatoriamente o template css definido para o ambiente. 
    2929 
    3030== 2 Atores ==