wiki:WF/criartelaaplicacoes

Version 7 (modified by viani, 14 years ago) (diff)

--

Criar Tela de Aplicações

1 Descrição

Ao selecionar o módulo de aplicações o ambiente Expresso Livre solicita a criação da aba contendo os dados das aplicações disponíveis para o cliente. A página default do módulo seleciona no banco de dados todas as aplicações que o cliente pode acessar e monta tela exibindo o ícone de cada um dos programas que o usuário tem permissão de acesso, recuperando os dados utilizando como critério de ordenação a prioridade que o cliente definiu para aplicação e o nome da aplicação. Cada um destes icones contém hiperlink contendo o código da aplicação e ação que esta executará quando a camada de controle receber a solicitação.

2 Atores

Usuários do sistema

3 Pré-condições

  1. Ter executado a rotina de login com sucesso
  2. Ter acesso ao módulo de aplicações

4 Eventos

  1. Usuário clica no ícone "Aplicações" no menu do "Expresso Livre"
  2. Ambiente "Expresso Livre" executa a requisição, encaminhando pedidos para a página default do módulo.
  3. Página default do módulo conecta no banco de dados e realiza consulta para recuperar os dados das aplicações que o usuário tem acesso, o código do usuário vem da sessão do expresso. A consulta trará os dados ordenados por preferência e por ordem alfabética. {M1}
  4. Para cada dado retornado pela consulta é gerado um ícone para acesso a aplicação. Estes oferecem um hiperlink que chama a camada de controle do módulo, passando o código da aplicação e o código da ação default, ambas obtidas da tabela de aplicações do sistema.
  5. Ao clicar no ícone é executado o UC Executar Aplicação com o código a ação default do aplicativo.

5 Eventos Alternativos

Não relevante

6 Tratamento de Erros

Não relevante

7 Mensagem

{M1} Caso não seja retornado nenhum dado, significando que o usuário não tem acesso a nenhuma aplicação, apresenta a mensagem "Nenhuma aplicação disponível".

8 Pós-condições

Não relevante

9 Regras de Negócio

Não relevante

10 Telas Envolvidas

Não relevante.

11 Notas