Changes between Version 1 and Version 2 of WF/detalhamento


Ignore:
Timestamp:
08/06/10 09:12:18 (14 years ago)
Author:
fabianok
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/detalhamento

    v1 v2  
    55O Expresso Livre é um projeto de software livre iniciado em abril de 2004 pela Companhia de Informática do Paraná \cite{Silva:2008}, segundo o site www.expressolivre.org \cite{expressolivre:2010}  ele  "é uma solução completa de comunicação que reúne Email, Agenda, Catálogo de Endereços, Workflow e Mensagens Instantâneas em um único ambiente.". O sistema tem suas origens como uma customização do software E-!GroupWare, desenvolvido e mantido por uma grande comunidade de colaborares voluntários \cite{Egrupware:2010}. 
    66 
    7 Apesar de fornecer muitos recursos é comum o surgimento de necessidades específicas da corporação que não são atendidas pelas ferramentas disponíveis no ambiente Expresso. Para suprir esta carência muitos desenvolvedores utilizarem o módulo Workflow para criarem aplicações personalizadas que necessitam recursos do ambiente. Este caminho muitas vezes não é o mais adequado pois varias das necessidades de implementação não tem características de workflow, no entanto a esta é maneira mais simples de integração dos recursos disponíveis, particularmente os dados de usuários, a uma aplicação que seja executada no ambiente. 
     7Apesar de fornecer muitos recursos é comum o surgimento de necessidades específicas da corporação que não são atendidas pelas ferramentas disponíveis no ambiente Expresso. Para suprir esta carência muitos desenvolvedores utilizarem o módulo Workflow para criarem aplicações personalizadas que necessitam recursos do ambiente. Este caminho muitas vezes não é o mais adequado, pois varias das necessidades de implementação não tem características de workflow, no entanto a esta é maneira mais simples de integração dos recursos disponíveis, particularmente os dados de usuários, a uma aplicação que seja executada no ambiente. 
    88 
    99O sistema proposto neste trabalho é um módulo para desenvolvimento rápido de aplicações para ser utilizado de forma integrada ao ambiente Expresso, substituindo o módulo workflow. Utilizando a ferramenta proposta o programador pode criar aplicações para atender a várias necessidades corporativas utilizando as funcionalidades do ambiente expresso e de fluxo de processos no modelo de workflow. O sistema deverá também oferecer integração simplificada com banco de dados PostgreSQL e uma interface de desenvolvimento de páginas baseada na metodologia WYSWIG.