Changes between Version 5 and Version 6 of WF/detalhamento


Ignore:
Timestamp:
09/13/10 11:54:36 (14 years ago)
Author:
viani
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/detalhamento

    v5 v6  
    55O Expresso Livre é um projeto de software livre iniciado em abril de 2004 pela Companhia de Informática do Paraná (RUFINO, 2008), segundo o site www.expressolivre.org (EXPRESSO, 2010) ele "é uma solução completa de comunicação que reúne Email, Agenda, Catálogo de Endereços, Workflow e Mensagens Instantâneas em um único ambiente.". O sistema tem suas origens como uma customização do software E-!GroupWare, desenvolvido e mantido por uma grande comunidade de colaborares voluntários (EGROUPWARE, 2010). 
    66 
    7 Apesar de fornecer muitos recursos é comum o surgimento de necessidades específicas da corporação que não são atendidas pelas ferramentas disponíveis no ambiente Expresso. Para suprir esta carência muitos desenvolvedores utilizarem o módulo Workflow para criarem aplicações personalizadas que necessitam recursos do ambiente. Este caminho muitas vezes não é o mais adequado, pois várias das necessidades de implementação não tem características de workflow, no entanto a esta é maneira mais simples de integração dos recursos disponíveis, particularmente os dados de usuários, a uma aplicação que seja executada no ambiente. 
     7Apesar de fornecer muitos recursos é comum o surgimento de necessidades específicas da corporação que não são atendidas pelas ferramentas disponíveis no ambiente Expresso. Para suprir esta carência muitos desenvolvedores utilizam o módulo Workflow para criarem aplicações personalizadas que necessitam recursos do ambiente. Este caminho muitas vezes não é o mais adequado, pois várias das necessidades de implementação não tem características de workflow, no entanto a esta é maneira mais simples de integração dos recursos disponíveis, particularmente os dados de usuários, a uma aplicação que seja executada no ambiente. 
    88 
    99O sistema proposto neste trabalho é um módulo para desenvolvimento rápido de aplicações para ser utilizado de forma integrada ao ambiente Expresso, substituindo o módulo workflow. Utilizando a ferramenta proposta, o programador pode criar aplicações para atender a várias necessidades corporativas utilizando as funcionalidades do ambiente expresso e de fluxo de processos no modelo de workflow. O sistema deverá também oferecer integração simplificada com banco de dados PostgreSQL e uma interface de desenvolvimento de páginas baseada na metodologia WYSWIG. 
     
    8383Para acessar recursos do ambiente Expresso o desenvolvedor deverá utilizar a factory e utilizar diretamente os recursos do objeto por ela gerado. Para isso o desenvolvedor tem que conhecer detalhes sobre a utilização do recurso. 
    8484 
    85 Quando a aplicação necessitar de recursos de banco de dados para persistir informações do negócio que esta tratando, poderá utilizar as ferramentas de acesso a dados oferecida pelo ambiente. Este conjunto de componentes é gerado dinâmicamente no momento da criação da aplicação se o desenvolvedor informar a estrutura de dados a ser utilizada pelo aplicativo que está criando. O acesso ao banco de dados também pode ser modelado pelo cliente independentemente dos recursos oferecidos pelo módulo. 
     85Quando a aplicação necessitar de recursos de banco de dados para persistir informações do negócio que esta tratando, poderá utilizar as ferramentas de acesso a dados oferecida pelo ambiente. Este conjunto de componentes é gerado dinamicamente no momento da criação da aplicação se o desenvolvedor informar a estrutura de dados a ser utilizada pelo aplicativo que está criando. O acesso ao banco de dados também pode ser modelado pelo cliente independentemente dos recursos oferecidos pelo módulo. 
    8686 
    8787O MoDA2E oferece uma camada de persistência de dados baseada no padrão Active Record provendo mapeamento objeto-relacional. Este mapeamento no momento está limitado ao acesso ao sistema gerenciador de banco de dados, SGDB, PostgreSQL mas pode ser expandido para utilizar outras ferramentas. A proposta de uso da ferramenta para persistir dados é afastar o desenvolvedor das complexidades do mecanismo de banco de dados e facilitar o desenvolvimento da aplicação e manutenção futura. O Módulo de desenvolvimento de aplicações utiliza este mesmo modelo para suas necessidades de persistência. 
     
    9595O fornecimento de uma aplicação para criação de interfaces gráficas, aliada as ferramentas de geração automática de código, permitem a programadores com pouco conhecimento ou experiência em desenvolvimento de software criarem sistemas robustos e de fácil utilização pelo usuário. Estas ferramentas oferecem ao ambiente Expresso a possibilidade de migração de aplicações legado da corporação com pouco desgaste. 
    9696 
    97 A criação de novas bibliotecas pode ser feito sem nenhuma alteração na estrutura no núcleo da aplicação ou nos sistemas em produção. As bibliotecas oferecem flexibilidade para incorporar funcionalidades específicas da organização, como por exemplo acesso a mainframe, com grande facilidade. 
     97A criação de novas bibliotecas pode ser feita sem nenhuma alteração na estrutura no núcleo da aplicação ou nos sistemas em produção. As bibliotecas oferecem flexibilidade para incorporar funcionalidades específicas da organização, como por exemplo acesso a mainframe, com grande facilidade. 
    9898 
    9999== Referências == 
     
    10510515-julho-2010]. Disponível em: http://expressolivre.org. 
    106106 
    107 NICOLAO, M.; OLIVEIRA, J. P. M. de. Caracterizando sistemas de workow. revista 
     107NICOLAO, M.; OLIVEIRA, J. P. M. de. Caracterizando sistemas de workflow. revista 
    108108eletronica de administracao Edição 3, vol. 2, n. 2 (set./out. 1996), Porto Alegre, 2008. 
    109109 
     
    114114RUFINO, d. S. E. Gerenciador de email expresso livre: Estudo de caso cepromat-mt. Trabalho 
    115115apresentado no Latinoware 2008., Foz do Iguaçu, 2008. 
     116 
     117LARMAN, C.; Applying UML and Patterns – An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design and Iterative Development (3rd ed.). New Jersey: Prentice Hall, 2005.