Changes between Version 5 and Version 6 of WF/executarlib


Ignore:
Timestamp:
08/11/10 14:19:44 (14 years ago)
Author:
viani
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/executarlib

    v5 v6  
    11= Executar Biblioteca do Sistema =  
     2 
    23== 1 Descrição == 
    3 O acesso a recursos externos, exceto banco de dados da aplicação, é feito pelo uso de ferramentas que seguem determinados padrões de implementação para serem utilizados pelo sistema. 
    4 Estes padrões servem para implementar bibliotecas que são registradas no banco de dados do sistema. Os dados persistidos devem ser o nome da lib, e o caminho completo onde estão os arquivos utilizados pela biblioteca. Os arquivos de biblioteca nunca são chamados diretamente existe um padrão factory que é responsável pela instanciação do objeto da biblioteca. 
    5 As bibliotecas que implementam dois tipos de métodos, desprotegidos e protegidos. Metodos protegidos são implementados de tal forma que não são acessiveis ao aplicações do sistema, apenas aplicações do modulo podem acessar metodos definidos como protegidos. A proteção de um método é feita na própria aplicação executando uma chamada a checkSecurity implementado na classe Security.  
    64 
     5O acesso a recursos externos, exceto banco de dados da aplicação, é feito pelo uso de ferramentas que seguem determinados padrões de implementação para serem utilizados pelo sistema. Estes padrões servem para implementar bibliotecas que são registradas no banco de dados do sistema. Os dados persistidos devem ser o nome da lib, e o caminho completo onde estão os arquivos utilizados pela biblioteca. Os arquivos de biblioteca nunca são chamados diretamente, existe um padrão factory que é responsável pela instanciação do objeto da biblioteca. As bibliotecas implementam dois tipos de métodos: desprotegidos e protegidos. Métodos protegidos são implementados de tal forma que não são acessíveis à aplicações do sistema, apenas aplicações do módulo podem acessar métodos definidos como protegidos. A proteção de um método é feita na própria biblioteca, executando uma chamada a checkSecurity, implementado na classe Security.  
    76 
    87== 2 Atores == 
    9  * 1. Sistemas; 
    10  * 2. Sistemas do módulo; 
    11  * 3. Desenvolvedores 
     8 
     9 1. Sistemas; 
     10 2. Sistemas do módulo; 
     11 3. Desenvolvedores 
    1212 
    1313== 3 Pré-condições == 
    1414 
    15  * Estar executando uma aplicação registrada. 
     15 Estar executando uma aplicação registrada. 
    1616 
    1717== 4 Eventos == 
    1818 
    19  * 1. A camada controller do módulo faz as validações básicas de acesso e define se o perfil tem permissão de executar a rotina. 
    20  * 2. Define o valor enabled do objeto security como vardadeiro.{A1} 
    21  * 3. Camada de controle instancia a classe de negócios e executa o método da ação, confrome dados recuperados do banco de dados. 
    22  * 4. Classe de negocio do cliente realiza chamada a biblioteca do sistema utilizando uma factory. {E1} 
    23  * 5. Sistema executa método do objeto devolvido pela factory e fluxo é encerrado. {A2} 
    24  
     19 1. A camada controller do módulo faz as validações básicas de acesso e define se o perfil tem permissão de executar a rotina. 
     20 2. Define o valor enabled do objeto security como verdadeiro.{A1} 
     21 3. Camada de controle instancia a classe de negócios e executa o método da ação, conforme dados recuperados do banco de dados. 
     22 4. Classe de negócio do cliente realiza chamada a biblioteca do sistema utilizando uma factory. {E1} 
     23 5. Sistema executa método do objeto devolvido pela factory e fluxo é encerrado. {A2}{E2} 
    2524 
    2625== 5 Eventos Alternativos == 
    27  * 1. Define o valor enabled do objeto security como falso no caso de chamadas que serão executadas por aplicações do módulo. 
    28  * 2. Sistema executa método do objeto devolvido pela factory com o valor enabled do objeto security como verdadeiro e fluxo é encerrado. 
     26 
     27 {A1} Define o valor enabled do objeto security como falso no caso de chamadas que serão executadas por aplicações do módulo. 
     28 {A2} Sistema executa método do objeto devolvido pela factory, com o valor enabled do objeto security como falso, e fluxo é encerrado. 
    2929 
    3030== 6 Tratamento de Erros == 
    3131 
    32  * 1 Se a factory não identifica a biblioteca como uma das bibliotecas do sistema levanta erro e encerra o fluxo. 
    33  * 2 Se o sistema não esta sendo executado no modo protegido e método chamado foi definido como protegido pelo desenvolvedor, retorna exceção. 
     32 {E1} Se a factory não identifica a biblioteca como uma das bibliotecas do sistema levanta erro e encerra o fluxo. 
     33 {E2} Se o sistema esta sendo executado no modo desprotegido e método chamado foi definido como protegido pelo desenvolvedor, retorna exceção. 
    3434 
    3535== 7 Mensagem == 
     
    4343== 9 Regras de Negócio == 
    4444 
    45  Se uma aplicação cliente tenta desabilitar a segurança a classe security identifica a tentiva de alteração do parâmetro e gera um erro. 
     45 Se uma aplicação cliente tenta desabilitar a segurança, a classe security identifica a tentativa de alteração do parâmetro e gera um erro. 
    4646 Uma vez definida como protegida nenhum método pode alterar esta propriedade. 
     47 
     48 O padrão factory estará encapsulado em método da MainModel, que registrará os objetos instanciados para posterior destruição quando a execução da ação for encerrada. 
    4749 
    4850== 10 Telas Envolvidas == 
     
    5153 
    5254== 11 Notas == 
    53  
    54