wiki:WF/executarlib

Version 9 (modified by viani, 10 years ago) (diff)

--

Executar Biblioteca do Sistema

1 Descrição

O acesso a recursos externos, exceto banco de dados da aplicação, é feito pelo uso de ferramentas que seguem determinados padrões de implementação para serem utilizados pelo sistema. Estes padrões servem para implementar bibliotecas que são registradas no banco de dados do sistema. Os dados persistidos devem ser o nome da lib, e o caminho completo onde estão os arquivos utilizados pela biblioteca. Os arquivos de biblioteca nunca são chamados diretamente, existe um padrão factory que é responsável pela instanciação do objeto da biblioteca. As bibliotecas implementam dois tipos de métodos: desprotegidos e protegidos. Métodos protegidos são implementados de tal forma que não são acessíveis à aplicações do sistema, apenas aplicações do módulo podem acessar métodos definidos como protegidos. A proteção de um método é feita na própria biblioteca, executando uma chamada a checkSecurity, implementado na classe Security.

2 Atores

  1. Sistemas;
  2. Sistemas do módulo;
  3. Desenvolvedores

3 Pré-condições

Estar executando uma aplicação registrada.

4 Eventos

  1. A camada controller do módulo faz as validações básicas de acesso e define se o perfil tem permissão de executar a rotina.
  2. Define o valor enabled do objeto security como verdadeiro.{A1}
  3. Camada de controle instancia a classe de negócios e executa o método da ação, conforme dados recuperados do banco de dados.
  4. Classe de negócio do cliente realiza chamada a biblioteca do sistema utilizando uma factory. {E1}
  5. Sistema executa método do objeto devolvido pela factory e fluxo é encerrado. {A2}{E2}

5 Eventos Alternativos

{A1} Define o valor enabled do objeto security como falso no caso de chamadas que serão executadas por aplicações do módulo.

{A2} Sistema executa método do objeto devolvido pela factory, com o valor enabled do objeto security como falso, e fluxo é encerrado.

6 Tratamento de Erros

{E1} Se a factory não identifica a biblioteca como uma das bibliotecas do sistema levanta erro e encerra o fluxo.

{E2} Se o sistema esta sendo executado no modo protegido e método chamado foi definido como protegido na biblioteca, retorna exceção.

7 Mensagem

Não relevante

8 Pós-condições

  • Biblioteca realiza a tarefa e devolve os dados para o objeto de negócio quando necessário.

9 Regras de Negócio

Se uma aplicação cliente tenta desabilitar a segurança, a classe security identifica a tentativa de alteração do parâmetro e gera um erro. Uma vez definida como protegida nenhum método pode alterar esta propriedade.

No encerramento da ação, a classe MainModel destruirá os objetos criados pelo padrão factory.

10 Telas Envolvidas

Não relevante.

11 Notas