Changes between Version 5 and Version 6 of WF/exibirinterface


Ignore:
Timestamp:
09/21/10 17:59:44 (14 years ago)
Author:
viani
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/exibirinterface

    v5 v6  
    33== 1 Descrição == 
    44 
    5 Para o usuário interagir com a aplicação é necessário uma interface que possibilite o envio e recebimento de informação entre o sistema e o usuário humano. Quando a camada de controle processa o recebimento de uma ação é executada a classe definida no campo model do banco de dados. De posse do resultado da classe de negócios um objeto, ou array de objetos, é repassado para a classe que criar o HTML/XML para ser retornado ao solicitante. A classe que executa a classe de visualização é recuperada das tabelas do banco de dados, no caso de retorno XML deve ser indicada a classe classToXML como template da ação. 
     5Para o usuário interagir com a aplicação é necessário uma interface que possibilite o envio e recebimento de informação entre o sistema e o usuário humano. Quando a camada de controle processa o recebimento de uma ação é executada a classe definida no campo model do banco de dados. De posse do resultado da classe de negócios, um objeto, ou array de objetos, é repassado para a classe que criará o HTML/XML para ser retornado ao solicitante. A classe que executa a classe de visualização é recuperada das tabelas do banco de dados, no caso de retorno XML deve ser indicada a classe classToXML como template da ação. 
    66 
    7 Quando a interface a ser retornada é um XML é instanciada a classe classToXML que converte um objeto ou array para o formato XML e retorna estes dados para o cliente. No entanto se o dado a ser retornado tem formato HTML é necessário o uso de um framework capaz de mesclar os dados do negócio com a interface HTML a ser retornada para o clientes. O framework recupera o template gerado pela interface de cadastro de aplicaçẽs definida no uc Criar Interface [http://trac.expressolivre.org/wiki/WF/criarinterface] e então insere os dados obtidos durante a execução das regras de negócio nos campos adequados. 
     7Quando a interface a ser retornada é um XML é instanciada a classe classToXML que converte um objeto ou array para o formato XML e retorna estes dados para o cliente. No entanto se o dado a ser retornado tem formato HTML é necessário o uso de um framework capaz de mesclar os dados do negócio com a interface HTML a ser retornada para o cliente. O framework recupera o template gerado pela interface de cadastro de aplicações definida no [wiki:WF/criarinterface UC Criar Interface] e então insere os dados obtidos durante a execução das regras de negócio nos campos adequados. 
    88 
    9 O template e o framework de geração de interfaces HTTP processam as informações das classes de negocios pela inclusão da mesma via recebimento de parâmetro no método que constroi a interface. A camada deve conhecer também os métodos e atributos da classe passada como parâmentro através da inclusão do arquivo em seu código utilizando preferencialmente a função require_once. Para cada objeto definido no template o framework gera o componente HTML correspondente e, quando necessário, inserir as informações da camada de negócios.   
    10  
    11  
    12  
     9O template e o framework de geração de interfaces HTTP processam as informações das classes de negócio pela inclusão da mesma via recebimento de parâmetro no método que constrói a interface. A camada deve conhecer também os métodos e atributos da classe passada como parâmentro através da inclusão do arquivo em seu código utilizando preferencialmente a função require_once. Para cada objeto definido no template, o framework gera o componente HTML correspondente e, quando necessário, insere as informações da camada de negócios.   
    1310 
    1411== 2 Atores == 
     
    2320 
    2421 1. Usuário clica sobre o ícone da aplicação e o navegador envia requisição ao servidor Web contendo o código da aplicação e a ação a ser executada. 
    25  2. Camada de controle recebe informação, executa o UC Executar Aplicação [http://trac.expressolivre.org/wiki/WF/executarrotina].{E1} 
     22 2. Camada de controle recebe informação, executa o [wiki:WF/executarrotina UC Executar Aplicação].{E1} 
    2623 3. Camada de controle executa o negócio do cliente e retorna um objeto com os dados a serem mesclados com a camada de controle. 
    2724 4. Camada de controle instancia o objeto de visualização utilizando a classe de visualização obtida no banco de dados da ação, passando o objeto de negócio como parâmetro.