wiki:WF/instanciasativas

Version 5 (modified by pedroerp, 14 years ago) (diff)

--

Instâncias Ativas

Lista todas as instâncias do processo (exceto completadas) e para cada uma delas, informa: a atividade atual, o identificador, a prioridade, o usuário responsável, o status e as propriedades da instância.

Atividade

A coluna atividade, mostra em qual das atividades as diversas instâncias do processo se encontram. O administrador pode mudar a atividade atual de uma instância simplesmente clicando em cima dela. Ao clicar, é apresentada uma combobox com todas as atividades do processo, sendo que o administrador pode escolher qualquer uma e depois clicar em ok para confirmar a mudança. Deve-se utilizar este recurso com cuidado, para não comprometer a integridade da instãncia, enviando-a para um ponto do fluxo, onde não teria condições de prosseguir. O mais comum é enviar a instância para a atividade anterior a atual.

Identificador

Nesta coluna, o administrador pode incluir ou alterar o identificador da instância. O identificador é um atributo (nome) inerente a todas as instâncias. O desenvolvedor do processo deve sempre atribuir uma valor para este atributo. Este dado será listado na caixa de entrada, para auxiliar o usuário final na identifição das instâncias. Por exemplo: num processo de ligações telefônicas, pode ser o número do telefone discado. Em um processo de trâmite de documentos, pode ser o número do processo.

Prioridade

Clicando-se em cima desta coluna pode-se alterar a prioridade de uma atividade de uma instância. A mudança é imediata e visivel na caixa de entrada do responsável. As prioridades possíveis vão de 0 a 4, onde 4 é a mais urgente

Usuário

A coluna usuário mostra o usuário responsável pela atividade. Ao clicar sobre ela é mostrado um combobox com todos os usuários e grupos permitidos para aquela atividade. O administrador pode delegar a atividade atual para qualquer elemento listado.

Status

Essa coluna mostra o estado no qual a instância se encontra: ativa, abortada, em execução ou completada. O administrador pode alterar o status da instância clicando sobre essa coluna.

Propriedades

Ao clicar nesta coluna abre-se uma nova aba de navegação onde pode-se ver e editar todas as propriedades atuais da instância e seus valores. O administrador também pode inserir ou remover propriedades.

Visualizar

Clicando sobre este link irá abrir uma nova aba com os dados completos da instância, inclusive mostrando a atividade view do processo, se existir.

Attachments