wiki:WF/maisexemplos

Version 8 (modified by viani, 16 years ago) (diff)

--

Exemplos Didáticos

WikiInclude(WF/tableofcontents)?

  • Processo Básico (xml)

Exemplo simples de processo. É um esqueleto do tipo "Hello World", que pode ser usado como modelo para começar a desenvolver um processo novo.

  • Solicitações (xml)

Exemplo simples de um processo de solicitação de serviços e execução. Corresponde ao processo descrito no Tutorial de Desenvolvimento de um Processo Simples

Exemplos Reais de Processos que Rodam na Celepar

  • Atos Administrativos (xml) (sql)

Registra comunicações oficiais da organização (circulares, portarias, resoluções, instruções) e as divulga através de email. Armazena os documentos em banco de dados e possibilita consultas.

  • Sistema Normativo (xml) (sql)

Registro e consulta às normas da organização. Possibilita upload e download de arquivos. Armazena os arquivos em banco de dados.

  • Ligações Telefônicas (xml) (sql)

Registra ligações telefônicas feitas por funcionários da organização (particulares ou a trabalho). Possibilita que o funcionário aprove ou retifique a ligação. Ligações a trabalho são encaminhadas para aprovação do chefe da área do funcionário (integração com o organograma). Emite relatório mensal para faturamento.

  • Reserva de Recursos (xml) (sql)

Controla a agenda de reservas de salas e equipamentos da organização, por data e horário. Possibilita reservas com intervalo mínimo de 30 minutos. Possui visualizações estilo calendário semanal.

Como importar os processos de exemplo

1) Baixar o arquivo xml desejado para o seu computador;

2) Logar no Expresso como administrador de processos de workflow. Pode ser o expresso-admin, ou algum outro usuário que foi autorizado na configuração do módulo;

3) Entrar no módulo workflow e clicar na opção "Administrar Processos" que está na aba lateral esquerda;

4) Na seção "Importar um Processo", informe o arquivo xml baixado no passo 1 anterior e clique em "Upload". O novo processo será criado e estará disponível na lista de processos;

5) Na lista de processos, clique no processo recém importado, e preencha os dados básicos conforme desejado. Se tiver dúvidas sobre o que significa cada campo, dê uma olhada no documento sobre processos;

6) Opções de banco de dados (opcional):

Alguns exemplos são acompanhados de um arquivo .sql que contém comandos a serem executados no banco de dados Workflow (já criado durante a instalação). Entre em alguma interface de administração de banco de dados PostGreSql (por exemplo psql ou pgAdmin3) e execute os comandos do arquivo. Isto irá criar o schema do processo, um usuário administrador, as tabelas e outras estruturas necessárias.

Note que as tabelas e sequências estão liberadas (comando Grant) para os usuários 'postgres' e admin_<nomeprocesso>. Use esta sistemática para os futuros schemas que forem criados.

Depois de criar o schema no banco, edite novamente os dados básicos do processo e preencha a seção "Opções de banco de dados" com os valores:

  Nome do banco de dados: workflow
  Usuário: admin_<nomeprocesso>
  Senha: admin_<nomeprocesso>

  onde <nomeprocesso> corresponde ao nome do processo que está sendo instalado.
  Por exemplo: admin_atos.

  Desmarque as opções "Usar Padrão" que estão após estes campos.

7) Clique no botão "Atualizar" (para salvar os dados cadastrais do processo);

8) Clique no link "Perfis";

9) Associe aos perfis listados os usuários/grupos que os representam;

10) O próximo passo é compilar o processo. Para isso clique no link "Compilação" que está no topo da página;

11) Agora só falta ativar o processo. Para isso, clique no link "ativar" também localizando no topo da página.

Se você estiver em algum perfil, o processo estará disponvível para você na interface do usuário, aba processos.


Próxima Etapa:

Attachments