wiki:WF/moverinstancias

Version 3 (modified by gbisotto, 15 years ago) (diff)

--

Mover Instâncias

WikiInclude(WF/tableofcontents)?

Através da interface de Mover Instâncias, um usuário previamente liberado para isso, pode mover instâncias de uma versão de um processo para outra. Para que seja possível mover instâncias de uma versão para outra é necessário que as duas sejam equivalentes. Esta equivalência se dá por pelo menos uma das seguintes características:

  • As duas versões devem ter exatamente as mesmas atividades;
  • A versão de destino deve ter todas as atividades da versão de origem;
  • Quando houver atividades diferentes, ou seja, atividades da versão de origem que não existam na versão de destino, deve haver na versão de destino atividades que possam substituir aquelas da versão de origem.

OBS: Para executar a movimentação de instâncias, os dois processos envolvidos devem estar parados. Caso isto não seja feito, usuários do processo podem executar atividades durante a movimentação, gerando instâncias órfãs.


Para acessar a interface, entre no módulo de workflow e clique no menu lateral esquerdo, e a seguir na opção Mover Instâncias:

interface_desenvolvimento_aba_menu.png

Dentro desta interface será exibida a seguinte página:

interface_desenvolvimento_mover_instancias.png

Tanto na combo Origem como na combo Destino serão listados todos os processos instalados.

Ao selecionar os processos de origem e destino, uma página com o seguinte formato será apresentada:

interface_desenvolvimento_mover_instancias_1.png

Do lado Origem aparecerão todas as atividades que não existirem no processo destino. Esta diferença é determinada pelo nome da atividade.

Do lado Destino aparecerão todas as atividades existentes no processo destino. Repare que o título das "casinhas" é o mesmo que o seu conteúdo. A casinha representa as atividades que existem no processo destino, o conteúdo representa a sua atividade correspondente no processo de origem. Isto quer dizer que, em um primeiro momento, podem existir casinhas vazias.

OBS: as atividades do tipo standalone não serão mostradas, visto que estas não possuem instâncias.

Para que as instâncias possam ser movidas, a casinha do lado do processo de origem deve ficar vazia, ou seja, é necessário que as atividades estejam, todas, do lado do processo de destino.

Isto deve ser feito clicando-se e arrastando-se o nome da atividade da casinha de origem para a casinha de destino correspondente. Quando não houver mais atividades na casinha de origem um botão Mover Instâncias aparecerá entre as duas colunas, basta clicar sobre ele para executar a movimentação.

Attachments