wiki:WF/organograma

Organograma

Introdução

O organograma representa a estrutura formal de uma organização e mostra como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação entre estes. Quanto mais alto na hierarquia uma unidade está, maior a autoridade e a abrangência da atividade.

Como funciona

O organograma é formado por áreas (unidades funcionais) seguindo o modelo hierárquico. Cada área possuí um nível de representação ou categorização dentro da organização (status de área) e um centro de custo, além de outras informações relevantes para sua identificação.

Os funcionários estão inseridos nas respectivas áreas onde trabalham e também possuem uma categoria (agrupamente por tipo de atividade e/ou formação) e o cargo para o qual foram admitidos. Além disso, todas as áreas possuem seus responsáveis (titulares), e quando estes estão inativos (status de funcionário) podem ter substitutos temporários (substituições). O funcionário também fica alocado em alguma sede (espaço físico) (localidade). Essa sede pode ser de outra área, não relacionada a do funcionário.

Veja por onde acessar o organograma