Changes between Version 5 and Version 6 of WF/versaoexperimental


Ignore:
Timestamp:
12/17/09 09:27:34 (14 years ago)
Author:
viani
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • WF/versaoexperimental

    v5 v6  
    3232Caso o assunto de um ticket seja de fácil implementação, é opcional criar o branch para ele, podendo a implementação ser feita diretamente no trunk. 
    3333 
    34 Não é recomendado ter mais de um ticket associado a um branch. É preferível ter sempre a associação de um ticket ao seu próprio branch.  
     34Não é recomendado ter mais de um ticket por branch. É preferível ter sempre a associação 1:1 de um ticket ao seu próprio branch.  
    3535 
    3636Caso alguma implementação no Flumem possa ser aproveitada de imediato no módulo oficial, nada impede que seja transferida, desde que bem testada e não comprometa o funcionamento do módulo e processos. 
     
    7070  * Pensar um esquema de cache para otimizar as consultas de segurança. 
    7171                 
    72  * Implementar um novo modelo de classes para o workflow 
    73   * Considerar o framework de plugins; 
    74          
    7572 * Pesquisar e implantar uma ferramenta para design dos fluxos dos processos 
    76   * Atualmente os processos são cadastrados através de formulários, onde o desenvolvedor informa as atividades, transições, perfis, etc. Depois pode exibir um gráfico do processo. A proposta é encontrar uma ferramenta que faça o contrário: desenhe o fluxo e este sirva de entrada para registrar a estrutura do processo. Possivelmente o fluxo será descrito em uma linguagem de definição que pode ser lida pelo módulo workflow, ou então a nova ferramenta poderia acessar diretamente o banco de dados. Reformular a interface administrativa para que as operações possam ser feitas sobre a imagem do processo. Por exemplo, clicando sobre ícone de uma atividade tem-se acesso às suas propriedades e perfis. Impedir que modificações sejam feitas no fluxo quando existirem instâncias dependentes das atividades. 
     73  * Atualmente os processos são cadastrados através de formulários, onde o desenvolvedor informa as atividades, transições, perfis, etc. Depois pode exibir um gráfico do processo. A proposta é encontrar uma ferramenta que faça o contrário: desenhe o fluxo e este sirva de entrada para registrar a estrutura do processo. Possivelmente o fluxo será descrito em uma linguagem de definição que pode ser lida pelo módulo workflow, ou então a nova ferramenta poderia acessar diretamente o banco de dados; 
     74  * Reformular a interface administrativa para que as operações possam ser feitas sobre a imagem do processo. Por exemplo, clicando sobre ícone de uma atividade tem-se acesso às suas propriedades e perfis; 
     75  * Impedir que modificações sejam feitas no fluxo quando existirem instâncias dependentes das atividades. 
    7776         
    7877 * Implantar um gerador de código 
     
    8079 
    8180 * Criar um mecanismo autenticado para inclusão de instâncias 
    82   * Com esta funcionalidade, sistemas externos poderão iniciar instâncias no workflow, sem passar pelas atividades Start dos processos. Já temos webservice no módulo (porém somente disponível para a Celepar). Verificar se é possível tornar autenticado. Considerar a possibilidade de uso de certificado. 
     81  * Com esta funcionalidade, sistemas externos poderão iniciar instâncias no workflow, sem passar pelas atividades Start dos processos; 
     82  * Considerar o uso de web-service autenticado; 
     83  * Considerar a possibilidade de uso de certificado. 
    8384         
    8485 * Criar boletins para processos 
     
    8990 
    9091 * Criar um controle de tempo de execução para atividades 
    91   * Implementar uma nova funcionalidade para atividades em que possa ser definido um tempo máximo de permanência da mesma com o usuário que detém a posse. Criar um job genérico que rode diariamente e selecione as atividades que expiraram os prazos, e de alguma forma comunicar o usuário ou um administrador designado. 
     92  * Implementar uma nova funcionalidade para atividades em que possa ser definido um tempo máximo de permanência da mesma com o usuário que detém a posse; 
     93  * Criar um job genérico que rode diariamente e selecione as atividades que expiraram os prazos, e de alguma forma comunicar o usuário ou um administrador designado; 
     94  * Se ficar inviável criar o job, porque o atual modelo exige configuração do cron do servidor, criar ao menos um página que mostre o resultado das pesquisas com opção de envio de email. 
    9295         
    9396 * Prover uma auditoria de queries executadas nas tabelas do módulo Workflow.