Changes between Initial Version and Version 1 of iniciando/expresso


Ignore:
Timestamp:
07/26/07 16:15:37 (17 years ago)
Author:
anonymous
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • iniciando/expresso

    v1 v1  
     1    O Expresso Livre é uma solução de correio eletrônico, agenda e catálogo de endereços inteiramente desenvolvida em software livre. Sendo uma versão customizada da ferramenta alemã !E-GroupWare, o seu objetivo é fornecer aos usuários do governo do estado uma ferramenta econômica e eficiente para suprir esta necessidade, já que outras ferramentas antes usadas, como o Lotus Notes, representavam alto custo para o estado. Entre suas funcionalidades, encontra-se: 
     2 
     3    * [wiki:mail ExpressoMail], correio eletrônico eficiente e com interface fácil de usar. Possui as principais funcionalidades dos melhores sistemas web de correio da atualidade. 
     4 
     5    * [wiki:agenda Agenda], sincronizada com módulo de correio, onde usuários recebem aviso por e-mail dos compromissos criados. Também marcada pela facilidade no uso. 
     6 
     7    * [wiki:contactcenter Catálogo de Endereços], um catálogo de endereços geral de todas as secretarias do Estado juntamente com catálogo pessoal e criação de grupos pessoais. 
     8 
     9    * [wiki:WF Workflow], módulo para o desenvolvimento de fluxos de trabalho, onde é possivel mapear processos, em forma de atividades, com transições, perfis e controle de acesso. Existe um motor de workflow integrado ao módulo que gerencia todos os fluxos facilitando em muito o trabalho de desenvolvimento. 
     10 
     11    * [wiki:messenger Messenger], Provê um mensageiro instantâneo para os usuários do expresso. 
     12 
     13Desenvolvido em PHP e AJAX, o Expresso ainda exige menos tráfego de dados e, assim, tem uma navegação mais rápida. 
     14 
     15== Características == 
     16 
     17 * Alta Escalabilidade 
     18 * Baixo custo 
     19 * Independência de fornecedor 
     20 * Utilização de protocolos padrões independentes 
     21 * Independência de plataforma cliente 
     22 * Independência de plataforma servidor 
     23 * Mobilidade dos usuários 
     24 * Garantir Integridade e Consistência dos dados 
     25 * Diminuir processamento local das estações 
     26 * Facilitar manutenção e backup dos dados 
     27 
     28== Obtendo isso através == 
     29 * Criação de  uma equipe especializada 
     30 * Capacitação de pessoal 
     31 * Criação de  um ambiente de desenvolvimento 
     32 
     33O Expresso Livre é uma aplicação desenvolvida em PHP e que reúne vários componentes que estão integrados em si. Abaixo tem-se um resumo de cada um deles: 
     34 
     35 * [wiki:iniciando/expresso#Apache Apache] 
     36 * [wiki:iniciando/expresso#PHP PHP] 
     37 * [wiki:iniciando/expresso#PostgreSQL PostgreSQL] 
     38 * [wiki:iniciando/expresso#OpenLDAP OpenLDAP] 
     39 * [wiki:iniciando/expresso#Cyrus Cyrus IMAP] 
     40 * [wiki:iniciando/expresso#Postfix Postfix] 
     41 * [wiki:iniciando/expresso#SASL SASL] 
     42 
     43 
     44=== Apache === 
     45O Apache é o servidor web adotado como padrão pela equipe Expresso. Permite que toda a aplicação Expresso Livre seja acessada via navegadores de internet, como Mozilla Firefox ou Microsoft Internet Explorer. Além de ser software livre, é reconhecido internacionalmente como a ferramenta mais confiável deste tipo. Todos os servidores da aplicação Expresso rodam Apache e todos os serviços do Expresso Livre são disponibilizados com o servidor web Apache. 
     46 
     47=== PHP === 
     48Como a maior parte do Expresso Livre está codificada em PHP, é utilizado o serviço PHP para permitir que o Apache interprete os arquivos .php corretamente. É um serviço simples e fácil de configurar, além de ser multi-plataforma, tanto no cliente quanto no servidor. 
     49 
     50=== PostgreSQL === 
     51O PostgreSQL é hoje a melhor alternativa de bancos de dados em software livre e um dos bancos mais confiáveis da atualidade. Aguenta uma carga superior a muitos outros bancos e por ter custo zero, foi escolhido como o padrão para o Expresso. São guardados no banco dados necessários à execução da aplicação, flags, variáveis dos serviços de correio, entre outros. 
     52 
     53=== OpenLDAP === 
     54LDAP significa Lightweight Directory Access Protocol, ou seja, Protocolo de Leve Acesso a Diretórios. Como o nome sugere, é um protocolo leve para acessar serviços de diretório. O LDAP roda em cima do protocolo TCP/IP ou outras conexões de transferência de serviços. No Expresso, monta a árvore de organizações e usuários e cadastra dados básicos como nome, sobrenome e senha destes. Todos os usuários do Expresso estão cadastrados dentro de alguma organização do LDAP. 
     55 
     56=== Cyrus === 
     57O servidor Cyrus mapeia as caixas dos usuários e aceita conexões IMAP dos seus usuários, ou seja, permite alteração simultânea de dois ou mais clientes na mesma caixa e mensagens apenas ficam no servidor para consulta/alteração dos clientes, mas não é movida para os softwares clientes. Isto permite melhor visualização via web e caixas sincronizadas em softwares clientes de correio eletrônico, como Outlook ou Thunderbird. Ainda é neste serviço que são implementadas listas de usuários, definidas as quotas de cada usuário e criada a hierarquia de pastas e subpastas das caixas dos usuários. 
     58 
     59=== Postfix === 
     60O Postfix é o serviço de correio onde roda o protocolo SMTP, responsável pelo envio de mensagens. Implementa ainda as filas de mensagens e deixa ainda registrados em suas logs os envios de mensagens, para consulta do administrador. Seus pacotes já possuem integração com os outros componentes do Expresso, como LDAP e Cyrus, e pode ser usado com qualquer protocolo de recebimento de mensagens. 
     61 
     62=== SASL === 
     63O serviço SASL, sigla que vem de "Simple Authentication and Security Layer" ou "Camada de Simples Autenticação e Segurança", define o método de autenticação das contas dos usuários e o protocolo de segurança de acesso às caixas. O SASL já está integrado ao servidor Cyrus IMAP e ao OpenLDAP. 
     64 
     65 == Melhorias da Celepar em relação ao egroupware == 
     66 * Correção de vários bugs da versão 0.9.15 do eGroupware 
     67 * Conclusão e correção da tradução dos módulos instalados 
     68 * Alterações em funcionalidades existentes 
     69 * Criação de  novas funcionalidades 
     70 * Criação de  novos módulos 
     71  * Contact Center (catálogo pessoal e geral de contatos); 
     72  * ExpressoMail (módulo de correio usando AJAX); 
     73  * ExpressoAdmin (módulo de administração); 
     74  * Mensagens Instântaneas (em desenvolvimento); 
     75  * Workflow; 
     76 * Suporte e administração mais facilitada 
     77  * Instalador 
     78  * Live CD