Changes between Version 30 and Version 31 of jabberit_messenger


Ignore:
Timestamp:
11/30/09 13:32:39 (14 years ago)
Author:
emmanuel.ferro
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • jabberit_messenger

    v30 v31  
    1 = Bem-vindo às páginas Wiki do Jabberit Messenger = 
     1= Bem-vindo à página Wiki do JMessenger = 
    22 
    33 * [wiki:jabberit/administracao Administração] 
     
    1010 * [query:status=new|assigned|reopened&group=priority&component=jabberit_messenger&type=melhoria|tarefa&order=priority  Tarefas e Melhorias] 
    1111 
     12'''Sobre o módulo JMessenger''' 
     13 
     14Esse módulo foi construído a partir da customização da versão applet do projeto Jeti (http://www.jeti-im.org/), ele executa uma applet Java, que roda em background quando o usuário entra no módulo ExpressoMail (padrão) ou em qualquer outro módulo do Expresso em que tenha sido configurado.  
     15 
     16[[Image(jabberit1.png)]] 
     17[[Image(jabberit2.png)]] 
     18 
    1219 
    1320'''Instalação e Configuração''' 
    1421 
    15 Para fazê-lo funcionar, além de instalar normalmente o módulo pelo setup, baixando em [http://www.expressolivre.org/html/expressolivre/index.php?page=downloads Downloads] ou clicando [http://www.expressolivre.org/html/expressolivre/downloads/modules/jabberit_messenger.tgz nesse link], vcs deverão pegar a última versão de dois arquivos, disponíveis no pacote  [http://www.expressolivre.org/html/expressolivre/downloads/releases/expresso.tar.gz expresso.tar.gz], no ISO CD ou no SVN: 
    16  
    17 - admin/inc/class.uiconfig.inc.php 
    18 - phpwapi/inc/footer.inc.php 
    19  
    20 A configuração deve ser feita também em Administrador -> Jabberit_messenger-> Configuração do servidor. 
    21  
    22 '''Sobre esse módulo (Jabberit)''' 
     22Para instalar o múdulo jabberit_messenger (JMessenger), efetue o download do múdulo em [http://www.expressolivre.org/html/expressolivre/index.php?page=downloads Downloads] ou clicando [http://www.expressolivre.org/html/expressolivre/downloads/modules/jabberit_messenger.tgz neste link], descompacte o conteúdo para /var/www/expresso/jabberit_messenger/. Em seguida, conclua a instalação do módulo jabberit_messenger na página de setup do Expresso (https://SEU_SERVIDOR_EXPRESSO/setup). Efetue login em "Definir/Configurar a conexão do Administrador" e em seguida clique em "Configurar Aplicações", Passo 5 - Gerenciamento avançado da aplicação. Marque na primeira coluna (Instalar) na linha correspondente ao módulo jabberit_messenger e clique em Salvar para concluir. 
    2323 
    2424 
    25 Esse módulo foi construído a partir da customização do projeto Jeti (http://www.jeti-im.org/), desenvolvido em Java, e que inicia um applet em background quando o usuário entra no ExpressoMail. 
     25A configuração do módulo JMessenger é feita no módulo Administrador, seção Expresso JMessenger. Vide tópico [wiki:jabberit/administracao Administração]. 
    2626 
    27 {{{ 
    28 #!html 
    29 <br/> 
    30 <span style="color: #f00;font-size:0.7em;"> 
    31 }}} 
    32 = ''IMPORTANTE'' = #novas_caracteristicas 
    33 {{{ 
    34 #!html 
    35 </span> 
    36 }}} 
     27[[Image(secao_expresso_jmessenger.png)|thumb|Seção Expresso JMessenger do módulo de Administração do Expresso.]] 
    3728 
    3829 
    39 A partir do momento que existe um applet assinado, ele passa a ser uma aplicação rodando com acesso a todos os recursos dessa máquina.Ou seja, para o applet conectar em seu servidor, é necessário que este esteja visível na rede, este teste pode ser feito a partir do comando ping. 
     30'''Características importantes''' 
    4031 
    41 Sendo Java, suas conexões com serviço Jabber são gerenciadas perfeitamente. 
     32* O JMessenger é um cliente web para o serviço Jabber, portanto, o servidor Jabber deve está visível na rede para que o JMessenger estabeleça conexão.  
     33* Uma vez que o JMessenger possui uma applet java, ele passa a ter acesso aos recursos da máquina do usuário, por quetões de segurança e confiabilidade, esta applet deve ser assinada digitalmente pelo provedor do serviço.  
     34 
    4235 
    4336----