wiki:livecd

Version 1 (modified by trac, 12 years ago) (diff)

--

Live-cd Expresso

Como usar

Basta habilitar na configuração bios o boot pelo cdrom, e rebootar o computador.

usuario padrão do Linux é

login: usuario
senha: usuario

Este usuário tem o sudo configurado.

Usuário admin do Expresso é

login: expresso-admin
senha: senha

Em alguns casos é necessário passar parâmentros no kernel do linux. Caso já tenha conhecimento (possívelmente de algum problema anterior) basta escrever "expresso <parâmetros>" logo que aparecer escrito "ISOLINUX 3.36" no boot.

Exemplos e solução de problemas

  • expresso noapic - É comum em notebooks, e alguns desktops acontecer de os dispositivos usb falharem, o mouse ficar lento (com delay). Nesse caso use esta opção
  • expresso vga=0 - Use esta opção para omitir o "splash screen" do boot. Caso tenha problemas com a vizualização dele.
  • expresso xvrefresh=56 - Caso na inicialização do ambiente gráfico a tela se torne "bagunçada". 56 é um valor em hertz pode ser 60, 70, 75 80 ,85

Instalador

*CUIDADO - Este instalador pode causar perda de dados se usado incorretamente! O instalador copia todo conteúdo do live-cd para o seu disco rígido. A nomenclatura dos discos segue o padrão do Linux:

  • h ou s (ide ou scisi) + d + a ou b (primário ou secundário) + Número da partição.

Ou seja: (exemplos)

hda1 = Primeira partição do HD IDE primário (C: do windows)
sdb = HD SCSI secundário.

Uma partição (a ser escolhida pelo usuário) será formatada na instalação. Caso seja escolhido um disco sem particionamento uma partição é criada. Caso seja escolhida uma partição do tipo Windows ela será modificada para Linux. O instalador *não* particiona o disco usando o espaço livre. Se o usuário escolher a instalação do setor de boot, ele somente instalará a partição do expresso. Mas sendo modificável posteriormente no arquivo /boot/grub/menu.lst. ps. A senha para executar o instalador é usuario.

Mais links

Attachments