Changes between Version 18 and Version 19 of messenger/configuring_socket


Ignore:
Timestamp:
03/26/08 14:36:46 (16 years ago)
Author:
alexandrecorreia
Comment:

--

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • messenger/configuring_socket

    v18 v19  
    77        </Directory>'' 
    88 
    9 Lembre-se o caminho acima "/var/www/expresso/instant_messenger" é referente a localização da pasta 'instant_messenger' utilize de acordo com sua configuração.Está configuração é necessária e apenas estamos mudando dentro desse módulo, sem alterar o funcionamento dos demais módulos do Expresso. 
     9Lembre-se o caminho acima "/var/www/expresso/instant_messenger" é referente a localização da pasta 'instant_messenger' utilize de acordo com sua configuração. Esta configuração é necessária e apenas alterada dentro do módulo ExpressoMessenger, sem alterar o funcionamento dos demais módulos do Expresso Livre. 
    1010 
    1111[[BR]] 
     
    1313== Configurando o Gerenciador de Conexões == 
    1414 
    15 O Gerenciador de Conexões, é um programa executável escrito em C ( desenvolvido por Rodrigo Souza, um dos desenvolvedores do projeto IM )e tem por finalidade manter as conexões vindas da web para este Serviço de Mensagens Instântaneas. Seu funcionamento é simples e não requer instalação, apenas crie um diretório e copie dois arquivos, webjabber e o webjabber.cfg para este novo diretório. 
     15O Gerenciador de Conexões, é um programa executável escrito em C ( desenvolvido pela equipe do Expresso Livre ) e tem por finalidade manter as conexões vindas de um servidor http (por exemplo Apache) para este Serviço de Mensagens Instântaneas. Seu funcionamento é simples e não requer instalação, apenas crie um diretório e copie dois arquivos, webjabber e o webjabber.cfg para este novo diretório. 
    1616 
    17 Apenas lembrando que dentro do pacote disponível do Módulo IM, existe uma pasta chamada webjabber, onde é possível encontrar os arquivos webjabber.cfg e o webjabber.c, sendo que este último precisa ser compilado. As instruções para a compilação podem ser encontradas dentro do arquivo Makefile. 
     17Apenas lembrando que dentro do pacote disponível do Módulo IM, existe uma pasta chamada webjabber, onde é possível encontrar os arquivos webjabber, webjabber.cfg e o webjabber.c, sendo que são utilizados da seguinte maneira: 
     18 
     19* webjabber: arquivo binário (compilado) pronto para utilização; 
     20* webjabber.cfg: arquivo de configuração do gerenciador; 
     21* webjabber.c: arquivo que contém o código fonte; 
     22* Makefile: arquivo para auxiliar a compilação do gerenciador quando for necessário. 
     23 
     24O arquivo Makefile utiliza o compilador "gcc" para maiores informações vide a área de desenvolvimento do Wiki do ExpressoMessenger. 
    1825 
    1926Dentro do arquivo webjabber.cfg, terá que ser informado o Ip da máquina onde está instalado o servidor HTTP ( apache ), que está rodando a aplicação do Expresso, sem está configuração não será possível sua utilização. Criado também como uma forma de segurança, este arquivo somente permite os Ip's previamente informados, fazendo com que as requisições de Ip's desconhecidos seram descartadas. 
     
    3542''' Executando o gerenciador de conexões ''' 
    3643 
    37 ( DOCUMENTO EM CONSTRUÇÃO ) 
     44O gerenciador de conexões deverá ser utilizado em modo linha de comando ( SHELL ) da seguinte maneira: 
     45# ./webjabber <ENDEREÇO_JABBER> <PORTA_JABBER> <ENDEREÇO_GERENCIADOR> <PORTA_GERENCIADOR> & 
    3846 
    39 O gerenciador de conexões deverá ser utilizado em modo linha de comando ( SHELL ) e tem como par 
     47onde: 
    4048 
    41 # ./webjabber jabber.server 5222 jabber.server 8888 & 
     49<ENDEREÇO_JABBER> : endereço do servidor Jabber (o mesmo utilizado na configuração do ExpressoMessenger na opção "Nome do servidor Jabber") 
     50<PORTA_JABBER> : porta utilizada pelo servidor Jabber 
     51 
     52<ENDEREÇO_GERENCIADOR> : endereço da máquina local (o mesmo utilizado na configuração do ExpressoMessenger na opção "Nome do servidor Jabber") 
     53<PORTA_GERENCIADOR>: porta que será utilizada pelo gerenciador (a mesma utilizada na configuração do ExpressoMessenger na opção "Porta do servidor Jabber") 
    4254 
    4355 
    4456No exemplo acima está sendo usado a porta 8888, caso queira utilizar outra troque o valor atual , lembrando que nossa recomendação é usar portas altas, 
    4557 
    46  
     58O "&" é para o processo ser execultado em background (segundo plano). 
    4759 
    4860