wiki:messenger/configuring_socket

Version 20 (modified by alexandrecorreia, 16 years ago) (diff)

--

Configurando o Apache

Na configuração do host do Expresso adicione:

<Directory /var/www/expresso/instant_messenger>

php_value session.auto_start 0

</Directory>

Lembre-se o caminho acima "/var/www/expresso/instant_messenger" é referente a localização da pasta 'instant_messenger' utilize de acordo com sua configuração. Esta configuração é necessária e apenas alterada dentro do módulo ExpressoMessenger?, sem alterar o funcionamento dos demais módulos do Expresso Livre.


Configurando o Gerenciador de Conexões

O Gerenciador de Conexões, é um programa executável escrito em C ( desenvolvido pela equipe do Expresso Livre ) e tem por finalidade manter as conexões vindas de um servidor http (por exemplo Apache) para este Serviço de Mensagens Instântaneas. Seu funcionamento é simples e não requer instalação, apenas crie um diretório e copie dois arquivos, webjabber e o webjabber.cfg para este novo diretório.

Apenas lembrando que dentro do pacote disponível do Módulo IM, existe uma pasta chamada webjabber, onde é possível encontrar os arquivos webjabber, webjabber.cfg e o webjabber.c, sendo que são utilizados da seguinte maneira:

  • webjabber: arquivo binário (compilado) pronto para utilização;
  • webjabber.cfg: arquivo de configuração do gerenciador;
  • webjabber.c: arquivo que contém o código fonte;
  • Makefile: arquivo para auxiliar a compilação do gerenciador quando for necessário.

O arquivo Makefile utiliza o compilador "gcc" para maiores informações vide a área de desenvolvimento do Wiki do ExpressoMessenger?.

O arquivo webjabber.cfg

Dentro do arquivo webjabber.cfg, terá que ser informado o Ip da máquina onde está instalado o servidor HTTP ( apache ), que está rodando a aplicação do Expresso, sem está configuração não será possível sua utilização. Criado também como uma forma de segurança, este arquivo somente permite os Ip's previamente informados, fazendo com que as requisições de Ip's desconhecidos seram descartadas.

Configurando o ExpressoMessenger?

Para executar este programa no servidor onde está instalado o Serviço Jabberd2, é necessário configurar no módulo de administração do Expresso Livre ( nop item de configurações do módulo ExpressoMessenger? ) a porta que será usada para a comunicação entre o gerenciador e o Módulo do IM. Abaixo segue dois exemplos, ilustrando melhor o uso do Gerenciador de Conexões.

Primeira Ilustração

Um Servidor exclusivo para o Serviço Jabberd2 e a Aplicação do Expresso está em outro Servidor. Como citado acima crie um diretório onde está instalado o Serviço Jabberd2 e copie os arquivos webjabber e o webjabber.cfg para este novo diretório. Edite o arquivo webjabber.cfg e informe o(s) ip(s) da máquina que contém a Aplicação Expresso instalada. Lembrando que cada Ip informado deverá ser sempre uma nova entrada, ou seja um por linha. Exemplo :

Arquivo webjabber.cfg

10.0.0.0
192.168.0.0
127.0.0.1

Executando o gerenciador de conexões webjabber

O gerenciador de conexões deverá ser utilizado em modo linha de comando ( SHELL ) da seguinte maneira: # ./webjabber <ENDEREÇO_JABBER> <PORTA_JABBER> <ENDEREÇO_GERENCIADOR> <PORTA_GERENCIADOR> &

onde:

<ENDEREÇO_JABBER> : endereço do servidor Jabber (o mesmo utilizado na configuração do ExpressoMessenger? na opção "Nome do servidor Jabber") <PORTA_JABBER> : porta utilizada pelo servidor Jabber

<ENDEREÇO_GERENCIADOR> : endereço da máquina local (o mesmo utilizado na configuração do ExpressoMessenger? na opção "Nome do servidor Jabber") <PORTA_GERENCIADOR>: porta que será utilizada pelo gerenciador (a mesma utilizada na configuração do ExpressoMessenger? na opção "Porta do servidor Jabber")

No exemplo acima está sendo usado a porta 8888, caso queira utilizar outra troque o valor atual , lembrando que nossa recomendação é usar portas altas,

O "&" é para o processo ser execultado em background (segundo plano).