wiki:messenger/faq

Version 19 (modified by alexandrecorreia, 17 years ago) (diff)

--

FAQ

O que é o jabber ?

Jabber é um protocolo aberto, com bases XML, para sistemas de mensagens instantâneas. Software com bases Jabber é distribuído em milhares de servidores através da internet e usado por cerca de dez milhões de pessoas em todo mundo, de acordo com a  Fundação Jabber Software.

Como é seu funcionamento ?

Jabber é um conjunto de protocolos e tecnologias XML de transmissão de dados, que permite a duas (ou mais) entidades na Internet trocarem mensagens e outras informações estruturadas praticamente em tempo real.

Porque utilizar o Jabber ?

As tecnologias jabber oferecem várias vantagens importantes:

  • Abertura - os protocolos Jabber são gratuitos, abertos, públicos e de fácil compreensão, além disso existem múltiplas implementações de clientes, servidores, componentes e bibliotecas de código.
  • Padronização - A IETF( Internet Engineering Task Force ), formalizou o núcleo dos protocolos XML de transmissão de dados como uma tecnologia de mensagens instantâneas e presença sob o nome de  XMPP e as especificações XMPP foram publicadas como RFC 3920 e RFC 3921.
  • Confiabilidade - as primeiras tecnologias Jabber foram desenvolvidas por Jeremie Miller em 1998 e estão bastante estáveis agora, centenas de desenvolvedores estão trabalhando em tecnologias Jabber, existem dezenas de milhares de servidores Jabber funcionando na Internet hoje e milhões de pessoas usando o Jabber como mensageiro instantâneo.
  • Descentralização - a arquitetura da rede Jabber é similar ao e-mail, como resultado qualquer um pode ter o seu próprio servidor Jabber, permitindo às pessoas e organizações terem total controle sobre suas mensagens instantâneas.
  • Segurança - qualquer servidor Jabber pode ser isolado da rede Jabber pública ( por exemplo, a intranet da empresa ), além disso fazem parte das especificações XMPP medidas de segurança robustas, usando SASL e TLS.
  • Extensibilidade - usando o poder das "XML namespaces", qualquer um pode construir funcionalidades sobre os protocolos centrais, para manter a interoperabilidade, as extensões comuns são mantidas pela Jabber Software Foundation.
  • Flexibilidade - as aplicações Jabber, além das mensagens instantâneas, incluem gerenciamento de rede, gestão de conteúdo, ferramentas de colaboração, compartilhamento de arquivos, jogos e monitoramento remoto de sistemas.
  • Diversidade - uma grande quantidade de empresas e projetos de código aberto usam os protocolos Jabber para criar e desenvolver aplicações e serviços.

Como posso saber que meu Servidor Jabberd2 está funcionando ?

Dentro de seus arquivos de configuração (c2s.xml, sm.xml), é possível definir o nível e o local para que sejam gerados os arquivos de log. O s níveis para o log vão de 0 a 7, sendo o 7 seu nível máximo.